Agosto é mês de conscientização sobre riscos do câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre homens e o quinto mais comum entre mulheres, em todo o planeta

Agosto Branco é o nome dado à campanha de conscientização para prevenção a uma das formas mais agressivas de câncer, o de pulmão, e ainda sobre os riscos das novas formas de consumo de tabaco – como narguilé e cigarro eletrônico, que são igualmente nocivos como as outras formas tradicionais de tabagismo.

Por meio do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante (Cratf), que oferece acompanhamento dos fumantes que desejam superar a dependência, fornecendo apoio e assistência, é amplamente difundida também essa necessidade de conscientização.

Foto: Divulgação

“Pela preservação do órgão previne-se a doença. Tivemos uma queda muito grande de infectados, mas já há um aumento pequeno, de 2%, de incidência da doença. E 90% dos casos estão relacionados ao consumo de tabaco. Percebemos jovens consumindo esses formatos mais recentes, que também são altamente nocivos à saúde. Pode até ser pior, na verdade”, alerta Fátima Houat, coordenadora do Cratf.

Além do fumante ativo, os fumantes passivos desenvolvem doenças respiratórias. Atualmente, o tabaco é responsável por 428 mortes diárias no Brasil, segundo Fátima Houat. “Arsênico, acetona e chumbo são só algumas das mais de 7 mil substâncias tóxicas contidas no fumo. As bitucas (pontas de cigarro) contaminam o solo, o lençol freático, há um efeito negativo ampliado”, detalha a coordenadora.

O câncer de pulmão é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre homens e o quinto mais comum entre mulheres, em todo o planeta. Pode ser classificado em dois tipos: de não pequenas células (CPNPC), que se desenvolve a partir das células epiteliais e representa 85% do total de casos de tumores pulmonares, e de pequenas células (CPPC), que tende a crescer e se disseminar mais rápido, representando 15% dos casos.

Tratamento

O objetivo do Centro de Referência é tratar pessoas que querem deixar o cigarro, com o trabalho de uma equipe multidisciplinar. No primeiro momento, o usuário passa por uma avaliação clínica e é inserido no circuito de tratamento, começando por uma abordagem comportamental em grupo, conduzida por psicólogos e assistentes sociais.

Na segunda ou terceira sessão, 80% deles já deixam de fumar. Em seguida, o usuário passa por consulta médica, com realização de exames e prescrição de medicamentos, se for necessário, pois cada caso é avaliado individualmente.

Para ter acesso ao Craft basta procurar o centro ao lado da URE da Presidente Vargas, em Belém, na Avenida Presidente Vargas, nº 513. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 h. Telefone (91) 3242-5645. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade