Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

População faz exames após consumo de açaí contaminado, em mercado de Rio Branco

População faz exames após consumo de açaí contaminado, em mercado de Rio Branco
Mais de mil e quinhentas pessoas já procuraram o Centro de Apoio e Diagnóstico, em Rio Branco, no Acre, para a realização de exames de sangue com foco na investigação da Doença de Chagas, segundo o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde. A pasta convocou os moradores depois que foi confirmada a contaminação do açaí comercializado no Mercado Elias Mansur.

Amostras coletadas no estabelecimento entre novembro e dezembro do ano passado, pela Vigilância Sanitária, e analisadas em laboratório, deram resultado positivo para a presença do Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas.

Os produtos foram retirados imediatamente das prateleiras e foi feito um trabalho educativo com batedores de açaí e fornecedores.

Como medida de proteção à saúde da população, houve um chamamento público para a realização de exame de sangue, que iniciou no último dia 4 e vai até o dia 18 deste mês. Após essa data, o balanço dos resultados será divulgado.

A Doença de Chagas é infecciosa e pode ser adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro, pela pele ou via oral. Entre os principais sintomas estão febre, inchaço e problemas cardíacos. E pode levar à morte, se não for tratada. 

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/