Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Pan-Americano: Amazonense é campeão brasileiro na luta olímpica

Bryan Lucas, um amazonense de apenas 20 anos, acabou roubando a cena no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica que foi realizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. O atleta acabou vencendo o torneio na categorias sênior (adulto) e com isso permaneceu na seleção brasileira da modalidade.

Além de trazer o título para casa, o amazonense também conseguiu uma vaga para disputar o Pan-Americano de Wrestling, que ocorrerá em Brasília, mas que ainda não tem data confirmada. Outra competição em que o jovem Bryan está apto a participar é o Brasileiro Júnior, sua categoria de origem, de onde também é o atual campeão. Segundo o treinador do jovem atleta, Anderson Alves, Bryan foi titular de todas as seleções de base da modalidade, e mesmo ainda sendo da categoria júnior (faixa etária entre os 18 e 20 anos), ele se sagrou campeão da sênior (adulto) conseguindo garantir sua vaga de titular na seleção brasileira principal, posto que ocupa desde 2019.

Bryan não se destacou somente individualmente, mas também em equipe. O atleta foi peça fundamental para que a equipe do Amazonas fosse campeã no estilo livre e segundo lugar no estilo greco romano. Dessa forma, o atleta tem traçado um caminho extremamente vitorioso no esporte, e é considerado uma das principais promessas brasileiras para o wrestling.

Foto: Divulgação

Quase lá

Ano passado, Bryan disputou a Seletiva Olímpica Pan-Americana de wrestling que foi realizada em Ottawa, no Canadá. Na ocasião, os brasileiros que participaram do torneio não conseguiram a tão sonhada vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio mas, ainda assim, o amazonense teve um desempenho impressionante. Ele conseguiu chegar até as semifinais da luta livre masculina e ficou somente a uma vitória de poder disputar as Olimpíadas de Tóquio. O evento é um dos mais aguardados de todo o planeta e costuma atrair a atenção de todo o mundo, que além de assistir às disputas acirradas, dão palpites nos resultados das partidas aproveitando as melhores apostas esportivas e os bônus e facilidades oferecidos pela plataforma. Já Bryan tem todo um futuro promissor pela frente e talvez na próxima edição da competição estaremos torcendo pelo amazonense. 

Luta Olímpica

A luta olímpica não é um esporte tão popular em território nacional, apesar de constantemente vermos lutadores que têm sua base nessa modalidade competindo no MMA em eventos como o UFC (Ultimate Fighting Championship) e Bellator. Diversos desses atletas chegaram até mesmo a disputar as Olimpíadas, e dentre os que se destacam está o norte-americano Daniel Cormier, ex-campeão dos pesos pesados do UFC que foi capitão da equipe dos Estados Unidos nas edições dos jogos do evento de 2004 e 2008.

A luta olímpica é dividida em dois estilos (greco-romana e livre). Assim sendo, o estilo greco-romano remonta à Grécia Antiga, e era uma das modalidades que fazia parte do pentatlo. A força física e a estratégia empregada são as principais características desse esporte, que é disputado desde o século VII a.C. Enquanto isso, o estilo livre é muito mais recente, originando-se em terras britânicas em meados do século XIX. Com a forte imigração dos britânicos para os Estados Unidos, a modalidade acabou se popularizando no país - e nos Jogos Olímpicos de Saint Louis (Estados Unidos) em 1904, a luta estilo livre estreou no evento, mas a disputa aconteceu somente entre atletas americanos.

Como dito anteriormente, o Brasil não tem uma tradição tão forte na modalidade, e até hoje não conquistou nenhuma medalha olímpica. Já países como a Rússia e o Japão são considerados potências, e somente nos Jogos Olímpicos de 2016 disputados no Rio de Janeiro, cada uma dessas nações obtiveram quatro medalhas de ouro.

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/