Obra sobre Terecô de Codó é lançada em Belém

Foto: Divulgação/Iphan

Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta‘ é possivelmente a primeira obra sobre essa tradição religiosa de matriz africana.  O autor, Cícero Centriny, é filho da yalorixá Maria do Caboclo Sete Flexas e foi iniciado aos 12 anos no Terecô. Diante da relevância da publicação para a divulgação da cultura brasileira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Pará (Iphan-PA) sediará o lançamento do livro, que acontece nesta segunda-feira (17), às 17h.

O evento é resultado de uma parceria entre o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM),  o Grupo de Pesquisa Roda de Axé, ambos da Universidade do Pará, e o Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social.

De acordo com a antropóloga Mundicarmo Ferretti, por meio dessa obra “um autor popular expressa diretamente a sua visão de mundo e seus valores, quase sem intermediação de acadêmicos e de pessoas de outras categorias ou camadas sociais. Sua publicação expressa a valorização da cultura popular, respeito pela diversidade cultural e um passo dado na superação da discriminação social”.

A publicação também contribui para a discussão sobre a questão do bem e do mal no terecô e sobre as matrizes africanas no terecô tradicional, procurando fundamentos no vocabulário dos antigos terecozeiros e apontando elementos que parecem aproxima-lo mais do bantu e do jeje do que do culto aos orixás nigerianos.

Serviço

Lançamento do livro “Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta”, de Cícero Centriny
Local: Anexo do Iphan – PA, avenida Governador José Malcher, 474 (esquina com a Tv Benjamin Constant). Bairro Nazaré
Quando? 17 de outubro, 17h.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade