Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Obra sobre Terecô de Codó é lançada em Belém

Obra sobre Terecô de Codó é lançada em Belém
Foto: Divulgação/Iphan
'Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta' é possivelmente a primeira obra sobre essa tradição religiosa de matriz africana.  O autor, Cícero Centriny, é filho da yalorixá Maria do Caboclo Sete Flexas e foi iniciado aos 12 anos no Terecô. Diante da relevância da publicação para a divulgação da cultura brasileira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Pará (Iphan-PA) sediará o lançamento do livro, que acontece nesta segunda-feira (17), às 17h.

O evento é resultado de uma parceria entre o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM),  o Grupo de Pesquisa Roda de Axé, ambos da Universidade do Pará, e o Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social.

De acordo com a antropóloga Mundicarmo Ferretti, por meio dessa obra “um autor popular expressa diretamente a sua visão de mundo e seus valores, quase sem intermediação de acadêmicos e de pessoas de outras categorias ou camadas sociais. Sua publicação expressa a valorização da cultura popular, respeito pela diversidade cultural e um passo dado na superação da discriminação social”.

A publicação também contribui para a discussão sobre a questão do bem e do mal no terecô e sobre as matrizes africanas no terecô tradicional, procurando fundamentos no vocabulário dos antigos terecozeiros e apontando elementos que parecem aproxima-lo mais do bantu e do jeje do que do culto aos orixás nigerianos.

Serviço

Lançamento do livro “Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta”, de Cícero Centriny
Local: Anexo do Iphan - PA, avenida Governador José Malcher, 474 (esquina com a Tv Benjamin Constant). Bairro Nazaré
Quando? 17 de outubro, 17h.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/