Saiba o motivo das borboletas tomarem lágrimas de tracajás e jacarés

Esse hábito das borboletas, de aglomerar em volta de répteis, é conhecido como lacrifagia

 Algumas pessoas estranham quando veem um bando de borboletas aglomeradas em volta de igarapés, poças de lamas e, até mesmo, répteis como tartarugas e jacarés. O que será que elas estão fazendo: um protesto, atacando algum predador ou apenas relaxando? Calma, a resposta é simples e o comportamento diferente por parte das borboletas faz todo o sentido.

Foto: Reprodução/Facebook/Ama la Vida TV

Para começar, esse hábito das borboletas, de aglomerar em volta de répteis, é conhecido como lacrifagia, ou seja, o ato de se alimentar de lágrimas e fluídos. Mas isso não é algo exclusivo das borboletas, algumas espécies de insetos, na sua maioria lepidópteros, também adoram ingerir lágrimas de tartarugas e jacarés.

De acordo com a bióloga e estudante de Doutorado em Ecologia do Inpa, Isabela Oliveira,  as lágrimas das tartarugas e jacarés são ricas em sódio. Os tracajás, por exemplo, eliminam o sal por meio das lágrimas.

“Creio que por causa dos sais minerais que a lágrima contém. Assim como o panapaná (conjunto de borboletas nas poças de lama), no qual as borboletas se aglomeram em locais onde contém alta taxa de minerais e se alimentam daquela solução”, disse a bióloga, que tem interesse em ecologia de comunidades de borboletas na Amazônia e os diferentes fatores determinantes da diversidade de borboletas na região Neotropical.

Achou curioso? O canal ‘Rainforest Expeditions’ registrou o momento em que um grupo de tartarugas é “lambido” por abelhas; confira:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade