Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Saiba o motivo das borboletas tomarem lágrimas de tracajás e jacarés

 Algumas pessoas estranham quando veem um bando de borboletas aglomeradas em volta de igarapés, poças de lamas e, até mesmo, répteis como tartarugas e jacarés. O que será que elas estão fazendo: um protesto, atacando algum predador ou apenas relaxando? Calma, a resposta é simples e o comportamento diferente por parte das borboletas faz todo o sentido.


Foto: Reprodução/Facebook/Ama la Vida TV

Para começar, esse hábito das borboletas, de aglomerar em volta de répteis, é conhecido como lacrifagia, ou seja, o ato de se alimentar de lágrimas e fluídos. Mas isso não é algo exclusivo das borboletas, algumas espécies de insetos, na sua maioria lepidópteros, também adoram ingerir lágrimas de tartarugas e jacarés.

De acordo com a bióloga e estudante de Doutorado em Ecologia do Inpa, Isabela Oliveira,  as lágrimas das tartarugas e jacarés são ricas em sódio. Os tracajás, por exemplo, eliminam o sal por meio das lágrimas.

"Creio que por causa dos sais minerais que a lágrima contém. Assim como o panapaná (conjunto de borboletas nas poças de lama), no qual as borboletas se aglomeram em locais onde contém alta taxa de minerais e se alimentam daquela solução", disse a bióloga, que tem interesse em ecologia de comunidades de borboletas na Amazônia e os diferentes fatores determinantes da diversidade de borboletas na região Neotropical.

Achou curioso? O canal 'Rainforest Expeditions' registrou o momento em que um grupo de tartarugas é "lambido" por abelhas; confira:

Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/