Ibama, PF e Receita apreendem madeira ilegal em 38 contêineres nos portos de Manaus
Operação de combate ao comércio ilegal de madeira realizada pelo Ibama em conjunto com a Receita Federal e a Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (
Redação | Atualizado
Operação de combate ao comércio ilegal de madeira realizada pelo Ibama em conjunto com a Receita Federal e a Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (20) resultou na apreensão de 38 contêineres em portos de Manaus. Até o momento foram aplicados 17 autos de infração que totalizam R$ 150 mil em razão do transporte e armazenamento irregular de 580 metros cúbicos de madeira serrada. A carga equivale a cerca de 100 caminhões toreiros carregados e estava distribuída em 24 dos 38 contêineres. Os outros 14 serão vistoriados nos próximos dias.
Foto:Divulgação/Ibama
A PF investiga a hipótese de que o carregamento seria destinado à exportação. De acordo com o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Manaus, Hugo Loss, é a maior apreensão de madeira serrada em portos do Amazonas. A carga recolhida foi doada ao Exército, ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar e à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Após a Receita Federal ter verificado aumento incomum do trânsito de madeira pelo Porto de Chibatão (AM), agentes do Ibama identificaram fraudes no Documento de Origem Florestal (DOF). Guias eram emitidas e canceladas, permitindo que os responsáveis pela carga tivessem a autorização para transporte sem que houvesse desconto dos créditos de madeira no sistema de controle. Pelo menos nove empresas apresentaram divergências no DOF em relação à carga encontrada. Foram fiscalizadas 23 empresas e 100 contêineres.
O carregamento apreendido seguiria para os portos de Salvador (BA) e Santos (SP). Por determinação da PF, todas as cargas de madeira detectadas em portos e terminais da capital amazonense ficarão retidas para investigação. A operação teve apoio da Ufam, que enviou três identificadores de madeira para o local.
A fiscalização será intensificada na rota Manaus-Santos, uma das principais para o transporte de madeira no país.
saiba mais
Polícia apreende caminhões com cargas irregulares em Ariquemes, em Rondônia
PF combate extração ilegal de madeira nobre em Cachoeira Seca, no Pará
Justiça Federal suspende licenças de operação para garimpo no Amazonas
Ibama doa madeira apreendida a índios no Mato Grosso
PF deflagra duas operações contra crimes ambientais no Amapá
Comentários: