Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 02 Dezembro 2020

MPAM lança Hack Fest Saúde com ações voltadas para soluções contra a Covid-19

logo-pandemic-hackfest20ok_11641
O Ministério Público do Amazonas, por intermédio do Núcleo de Inovação (MPInov), realizará, nos dias 11 e 12 de abril, o Pandemic Hackfest Saúde Pública 2020. O primeiro Amazon Hackfest totalmente on-line. A maratona tecnológica, nesta edição, tem o objetivo de produzir soluções relacionadas com a saúde pública, sendo uma ação responsiva ao contexto da pandemia do Covid-19.


Para a criação do evento foram relacionados mecanismos de apoio às ações de saúde pública, com soluções de apoio à população diretamente afetada pela Pandemia, utilizando instrumentos de acesso à informação, a medicamentos e a postos de atendimento em saúde pública ou privada. As ideias foram estruturadas para a sociedade no enfrentamento do COVID-19. Entre as ações relacionadas também estão as soluções de garantia e promoção da saúde pública, o fortalecimento e melhorias do Sistema Único de Saúde.

 

Programação


Nos dias 11 e 12 de abril ocorrerá a atividade de desenvolvimento do Hackaton, do dia 11 ao dia 19 de abril haverá a votação aberta ao público do desenvolvimento da solução (analisado pelos jurados), do dia 20 ao dia 24 ocorrerá a avaliação das soluções pelo júri técnico. No dia 25/04 a organização fará o anúncio dos vencedores e premiação e um dia depois, 26/04, o lançamento público das soluções.


Segundo o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos do Ministério Público do Amazonas, Procurador de Justiça Mauro Veras Bezerra, o Hack Fest Saúde estará concentrado na busca de soluções em tecnologia da informação para o momento que é, absolutamente, peculiar e sem precedentes.


"Desde 2018, o Ministério Público do Amazonas realiza, aqui em Manaus, o Amazon HackFest, evento inspirado no HackFest da Paraíba, que acontece desde 2014 e mobiliza mais de 3 mil pessoas por ano na cidade de João Pessoa. Numa iniciava do Ministério Público do Estado do Amazonas, com apoio de diversos órgãos, empresas e instituições locais, foi realizada a sua primeira edição. Agora chegamos na terceira edição, com o compromisso de atuarmos com efetividade, mesmo ocorrendo de forma online", disse o SubADM Mauro Veras.


Eventos realizados


O 1º Amazon Hackfest teve a trilha de "Combate à Corrupção" em 2018. O evento foi um sucesso, aproximando a sociedade ao combate à corrupção. Nesta primeira edição, realizada no Instituto Samsung Ocean da UEA, foi focado o combate à corrupção. Foram mais de 100 ideias que no final se tornaram projetos inovadores, todos eles de código aberto e disponíveis para a sociedade e para os órgãos públicos interessados.


Na sua segunda edição, o Ministério Público do Estado do Amazonas liderou em 2019 um novo Hackfest em terras Barés, o qual batizamos "Human Hackfest - Ação Humanitária", conseguindo congregar a programação Hacker e as causas humanitárias no Manaus Tech Hub, em Manaus, Amazonas, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2019, na forma de uma maratona tecnológica, fomentando reflexões sobre temas relevantes para a Sociedade e sobre causas humanitárias. Foi a causa humanitária que aflige os Venezuelanos e outros povos refugiados em todo o mundo pela fome, pela guerra ou por desastres da natureza. O Human Hackfest, realizado no ManausTechHub, com o apoio do SIDIA e da Transire, foi o primeiro hackathon humanitário do Brasil e mobilizou centenas de "hackers do bem" para criar tecnologias de humanos para humanos.


Hack Fest Saúde - Pandemia


Agora teremos a 3ª edição do Amazon Hackfest 2020 - "Pandemic Hackfest Saúde". Na maioria das vezes somos nós que vamos atrás dos problemas a serem solucionados, mas, outras vezes, são os problemas que chegam até nós, e diante da pandemia do Coronavírus que pode afetar milhões de vidas, o Ministério Público do Estado do Amazonas e instituições parceiras. O evento será realizado 100% online, com o apoio da Shawee, uma startup tão apaixonada por hackathons que fez disso um negócio escalável e replicável. Só em 2019, foram mais de 30 eventos realizados em outros países e mais de 400 hackathons no Brasil. Para participar não precisa ser programador, basta ter um computador ou celular conectado à internet em sua casa, ter boas ideias na cabeça e saber trabalhar em equipe. Nunca a frase "mudar o mundo do sofá" fez tanto sendo como agora!


A proposta é de uma terceira edição, na forma de um enfrentamento perante esta crise pandêica do vírus COVID-19.


Inscrições


Para se inscrever, acesse: 
http://www.amazonhackfest.com/.

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 02 Dezembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/