Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

'Curupira': aparelho criado por universitários identifica desmatamento por sons emitidos na floresta

Alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) criaram um dispositivo capaz de identificar perigo em áreas de floresta, por meio do som. O 'Curupira', uma referência ao ser mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião da floresta, promete identificar sons que remetem ao desmatamento, como o barulho de serra-elétrica.

O dispositivo que está em fase de testes. O coordenador do Laboratório de Sistemas Embarcados da UEA, Raimundo Cláudio Gomes, explicou que os aparelhos foram desenvolvidos para captar apenas sons selecionados pela equipe.

"A motosserra é um som anômalo ao ambiente da floresta. Eu posso treinar especificamente esse som, que não é um som típico. Então, o nosso sistema vai ignorar todos os demais sons. Para ele, é transparente. Ele filtra. E esse som, em particular, ele foi treinado para identificar. Então, ele ouviu esse som, imediatamente vai informar que o som de uma motosserra ocorreu naquele momento", 

disse.
Dispositivo 'Curupira' identifica desmatamento na Amazônia por meio dos sons emitidos na floresta. Foto: Gato Junior/Rede Amazônica AM

Funcionamento 

Para funcionar, os dispositivos precisam estar separados por, no máximo, um quilômetro de distância, porque se comunicam entre si. Depois de captar o suposto ataque à floresta, os curupiras enviam as informações por rádio frequência para uma espécie de roteador que pode ficar a 15 quilômetros de distância dos aparelhos.

Após o envio do sinal, a frequência se direciona para um programa de computador para análise e visualização dos dados. "Esse dispositivo, ele conta com um modelo de inteligência artificial profunda, que é uma técnica bem avançada. Essa técnica de aprendizado profundo se encarrega de aprender os padrões corretos do áudio a partir dos dados que foram coletados. Então, para isso, houve coletas de dados reais com situações de risco ambiental", detalhou o pesquisador Gustavo Aquino.

Recursos

A verba da primeira fase do projeto saiu da iniciativa privada e chegou a R$ 700 mil. Mas, de acordo com os desenvolvedores da UEA, ainda há muito trabalho pela frente para que o 'Curupira' se transforme em um grande aliado no combate aos crimes ambientais.

Para a segunda fase do projeto, os criadores afirmaram que existe uma previsão de implantação de detecção de focos de fumaça, dentro do 'Curupira'.

"A segunda fase do projeto, a gente pretende fazer outro tipo de identificações que é de fumaça, vibrações que a gente vai conseguir ampliar nossos parâmetros ali de alertas, podendo atender queimadas em outro tipo de situações", 

adiantou Thiago Almeida, gerente do projeto.

*Por Daniela Branches, da Rede Amazônica Amazonas

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/