Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Fotógrafo de Belém quer levar projeto 'Meu primeiro açaí' para Manaus

Fotógrafo de Belém quer levar projeto 'Meu primeiro açaí' para Manaus
Foto: Davi Souza/Cedida
O fotógrafo paraense Davi Souza não imaginou que as fotos da filha tomando açaí pela primeira vez pudessem inspirar tantas pessoas. Mas inspiraram e um dos resultados foi a exposição fotográfica 'Meu primeiro açaí', em Belém (PA). Com o slogan 'Seu paraense preferido merece um ensaio assim', agora Souza quer produzir o 'Seu manauara preferido merece um ensaio assim', em Manaus (AM).

"Quando soubemos que teríamos um bebê, pensei que queria fazer muitas coisas diferentes pra tornar o mundo dela melhor. Então uma das ideias foi registrar o primeiro contato da Helena com o açaí de uma maneira especial. Num cenário tipicamente regional, onde teriam os elementos como a máquina de bater o açaí e outros detalhes em escala reduzida. Então eu mesmo produzi o cenário e escolhi um lugar onde eu pudesse ter açaizeiros ao fundo", contou Souza ao Portal Amazônia sobre o começo de tudo.

Segundo o fotógrafo, em cinco dias de publicação foram mais de quatro mil compartilhamentos e vários pedidos de orçamentos. "Ficamos muito surpresos, pois nosso objetivo era apenas registrar o primeiro açaí da Helena de uma forma diferente", afirmou.
Helena, filha de Souza, foi a primeira modelo do projeto. Foto: Davi Souza/Cedida
Versão amazonense

Com uma exposição em março deste ano na capital paraense, o projeto ganhou ainda mais força. Então Davi Souza teve a ideia de levar o ensaio para outra capital que acredita ter potencial, uma vez que o tomar açaí também faz parte de sua cultura: Manaus. "A ideia de levar à Manaus veio depois que eu soube que a cultura do açaí também é forte em Manaus. Então eu queria que os pequenos manauaras também tivessem registrado este momento de forma especial. Mas para isso preciso de, pelo menos, 12 mães interessadas em fazer. Se eu fechar este número vou compensar os custos e o deslocamento", explicou.
Foto: Davi Souza/Cedida
Souza quer produzir as fotos em pontos turísticos da cidade. "Fico imaginando estes ensaios com o Teatro Amazonas ao fundo, na Ponta Negra. Vai ficar lindo. Eu levo todo o cenário e os pais só precisam levar a criança vestida de branco e um litro de açaí", informou. Elementos como a farinha de tapioca e caroços de açaí e até uma máquina usada para bater o fruto são usados no cenário.

"O que quero passar com o projeto é a valorização da cultura do açaí e da importância desse fruto para o corpo. Valorizamos modas, hábitos e cultura de muitos lugares que sequer fazem parte da nossa vida. Muitos jovens, hoje em dia, valorizam muito estas modinhas que são impostas a eles, mas não conhecem a sua própria cultura e seus costumes. Então quero que estes pequenos tenham lindas imagens pra recordar para o resto de suas vidas de um hábito que faz parte da rotina deles e de toda a família", justificou.

Interessados em produzir um ensaio pelo projeto podem entrar em contato pelo telefone (91) 98151-7959 ou pelo facebook.com/davisouzafotografia.Confira algumas imagens dos ensaios:
Foto: Davi Souza/Cedida
Foto: Davi Souza/Cedida
Foto: Davi Souza/Cedida
Foto: Davi Souza/Cedida
Foto: Davi Souza/Cedida

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/