Digite a chamada da notícia aqui. Seja breve e utilize poucas palavras.
Depois de Santarém, outros 13 municípios do oeste paraense também entraram no bandeiramento preto, conhecido popularmente como “lockdown”, e que diz respeito ao nível máximo de restrição de circulação de pessoas por causa do risco de contaminação pela Covid-19. Desde o fim de janeiro, as ações realizadas pelos agentes de Segurança Pública incluem criação de novos pontos de fiscalização, fechamento de estabelecimentos que desrespeitam o decreto estadual, e ainda autuações diversas.
Coronel Maués, titular do Comando de Policiamento Regional (CPR-I) explica que com a limitação do horário de funcionamento do comércio, pela parte da tarde, os municípios menores ficam quase sem movimento, o que ajuda a controlar melhor o fluxo de pessoas. “Em Santarém, cidade de médio porte, com mais de 300 mil habitantes, é mais difícil, porque são 65 possibilidades elencadas no decreto e isso dificulta nosso trabalho. O movimento caiu pouco, em cerca de 30%”, detalha o comandante, informando ainda que nos últimos dias foram emitidas 80 notificações de multa para pessoas físicas por desrespeito às novas regras.
Em Monte Alegre, Polícia Militar e Vigilância Sanitária Municipal fecharam cinco estabelecimentos abertos de forma irregular e dois homens foram detidos no dia 2 de fevereiro por circularem sem a devida justificativa. Pelo menos sete pessoas foram conduzidas à delegacia nos últimos dias.
Já em Almeirim, foram estabelecidas três barreiras: uma na estrada que vai para o distrito de Monte Dourado, onde também há uma barreira no porto da balsa; uma no bairro Vila Barros; e outra na hidroviária de Almeirim. Houve flagrantes lavrados em tentativas de “furar” as barreiras e notificações em bares e embarcações.
A fiscalização conta ainda com uma equipe itinerante, e a população é constantemente orientada a respeito dos decretos municipal e estadual. Alguns estabelecimentos já foram fechados, incluindo comércios e bares.
A PM, juntamente com a prefeitura, através do comitê de combate à pandemia, inicia a fiscalização diária a partir das 21h30, por conta do toque de recolher a partir das 22h. Há ainda um disque-denúncia que funciona 24h.
Digite seu texto aqui…
