Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Junho 2022

Torneio Sesi de Robótica 2022: equipe 'I, Robot' conquista pontuação histórica em sua trajetória de participações em torneios

Com muito foco, garra e determinação a equipe 'I, Robot' do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista, deu um show de entrega na etapa regional do 'Torneio SESI de Robótica FLL - First LEGO League 2022', que acorreu neste último fim de semana em Manaus (AM).

Com um projeto voltado ao transporte autossuficiente e ecológico de vacinas para áreas de difícil acesso, tendo como público alvo, comunidades indígenas isoladas, eles receberam medalhas de participação e ficaram entre as equipes suplentes que concorrem a uma vaga na etapa nacional do torneio, prevista para o mês de maio, em São Paulo (SP). 

A 'I', Robot' competiu com outras 20 equipes de diversos estados da região Norte'. Foto:

"Estamos muito felizes e orgulhosos com a participação da equipe no torneio. Eles tiveram uma pontuação acima do objetivo, sendo a maior da história da 'I, Robot' em torneios, na categoria design do robô. Estão de parabéns e fizeram o melhor, que é se divertir, curtir e aproveitar a festa. Representaram muito bem o nosso município", disse o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Jadir Lima.

Na competição, quesitos como: projeto de inovação, design do robô e 'core value', voltado para os valores, sintonia e trabalho em equipe, foram avaliados. Porém, os momentos de mais emoção e torcida são chamados 'rounds oficiais', disputas em arenas onde eles precisam programar o robô para cumprir uma série de missões estabelecidas.

A equipe se destacou na categoria design do robô. Foto:

Fernanda Korinivski, uma das integrantes da equipe, participou pela primeira do torneio e classificou a experiência como única. "Não vou esquecer tudo que vivemos aqui. As vivências que tivemos, o trabalho em equipe, a troca de bottons entre as equipes, tudo foi muito especial", disse.

Wilson Lima também integra a equipe e é estreante em competições. Ele destacou o que mais curtiu da experiência. "Achei muito legal a interação com as outras equipes, a troca de bottons, os momentos de dança. Me diverti muito e com certeza será uma experiência que ficará marcado para o resto da vida", contou. 

Projeto com impacto social 

O tema desta temporada é 'Cargo Connect' (conexão de cargas), baseado em desafios voltados para área de logística de transporte. Pensando nisso, a 'I, Robot' levou para o torneio o projeto de inovação intitulado 'Caixa Inteligente para Armazenamento de Vacinas (CIAV)'.

O projeto consiste em uma espécie de caixa térmica autossuficiente, ideal para o transporte de vacinas para locais de difícil acesso, tendo como foco comunidades indígenas isoladas de Roraima.

A CIAV dispõe de um cooler e de um sistema automático de refrigeração, permitindo que seu interior atinja a temperatura de 6 graus, mantendo as vacinas conservadas de forma segura e eficiente.

Para elaboração do protótipo, a 'I, Robot' fez diversas pesquisas, inclusive de campo. Eles visitaram a comunidade indígena Vista Alegre e por lá conheceram Zaila, uma criança indígena pela qual se afeiçoaram e, por conta disso, batizaram o nome do robô com o nome dela.

Além de competir, a 'I, Robot' se divertiu muito durante o torneio. Foto:

A diversão conecta 

Mas nem só de desafios vivem os jovens gênios. Além da mencionada troca de bottons, momento em que os participantes se conectam e compartilham o item com o nome da equipe, o torneio proporciona momentos de muita diversão, com danças coreografadas, apresentações culturais e show de talentos.

E claro, a I',Robot' não podia deixar de mostrar que também é musical, com a apresentação de Luciano Sampaio, que tocou e cantou e, de Giulia Amaral, que soltou a voz no estilo capela, interpretando a música 'La Vie em Rose', da cantora francesa, Edith Piaf.

As batalhas oficiais, sem dúvida, foram os momentos mais emocionantes do torneio. Foto:

Equipe 

Participaram do evento os seguintes membros da 'I, Robot': Fernanda Korinivski, Luciano Sampaio, Giulia Amaral, Wilson Lima e Sophie Lucy. Acompanhados pelos professores do CCTI: Wilker Júnior, Fernanda Silva, Juliana Santos, coordenados pela professora e técnica da equipe Keila Costa e pelo secretário Jadir Lima.

Mais conquistas  

A equipe já possui uma considerável trajetória de sucesso, acumulando uma série de participações, títulos e premiações em competições locais, estaduais, regionais e nacionais.

2016 – Programa de Lançamento de Robótica no CCTI; Realização do 1º Torneio Municipal de Robótica.
2017 – Realização do 2º Torneio Municipal de Robótica; 1ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática (1ª classificação na etapa nacional – Modalidade Prática); 1ª participação na etapa Regional do Torneio FLL Prêmio "Contra Todas as Adversidades"; 1ª participação na etapa Nacional da OBR – Modalidade Prática (Ouro Estadual).
2018 – 2ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática; 2ª participação no Torneio FLL – Etapa Regional. (Classificação como melhor equipe da competição e 1ª classificação para Etapa Nacional).
2019 – 1ª participação na etapa nacional no Torneio FLL; 3º Participação na OBR - Modalidade Teórica e Prática (Premiação da OBR Modalidade Teórica: 1 Medalha de Prata e 1 de Honra ao Mérito).
2020 – 3ª participação na etapa regional do Torneio FLL (classificação entre as cinco melhores equipes, com ênfase em Projeto de Pesquisa e 2º classificação para Etapa Nacional no Torneio FLL); 2ª participação na etapa nacional do Torneio FLL (3ª colocada na categoria Core Values e 1º Classificação para etapa Internacional); 4ª participação na etapa regional e nacional da OBR (Regional: 1ª colocada Nacional: 2ª colocada).


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/