Prefeitura de Boa Vista promove maior evento esportivo indígena de Roraima

A copa reúne cerca de 700 atletas das 17 comunidades que integram o município de Boa Vista.

Marcando as comemorações do Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira, 19 de abril, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) e Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), deu início a 1º Copa Macuxi de Futebol, que conta com a participação de cerca de 700 atletas das 17 comunidades indígenas de Boa Vista.

O evento de abertura ocorreu na Comunidade Vista Alegre e foi iniciado com uma dança parixara de alunos da Escola Estadual Indígena Professor Genival Thomé Macuxi, seguido da apresentação de crianças da Escola Municipal Antônia Celestina da Silva, que cantaram o hino municipal, além de duas músicas na língua Macuxi e Wapichana.

“É com muita emoção que demos início a Copa Macuxi, já considerada a maior competição esportiva indígena de todo o Estado de Roraima. Nossa intenção é promover lazer, incentivar a prática de esportes e, principalmente, o intercâmbio entre as comunidades indígenas que integram o município de Boa Vista”

destacou o prefeito Arthur Henrique.

Alunos indígenas fizeram apresentações nas línguas Macuxi e Wapichana durante abertura da copa. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O Tuxaua da comunidade Vista Alegre, Dinarte Pereira, destacou a importância da competição para os moradores da região. “A Copa representa uma verdadeira valorização dos povos indígenas e principalmente dos nossos jovens, já que também se trata de uma oportunidade de descobrirmos novos talentos do futebol“, contou.

A competição foi aberta oficialmente com o enfrentamento acirrado entre os times Vista Alegre e Ilha, que empataram em 1×1, garantindo muita emoção ao público nessa disputa de estreia da Copa. 35 equipes participam da copa, sendo 15 da categoria masculino, 12 femininos e oito sub-17.

Integram a disputa as seguintes equipes: Darôra, Três Irmãos, Campo Alegre, Mauixi, Aakan, São Marcos, Milho, Vista Nova, Vista Alegre, Ilha, Lago Grande, Serra da Moça, Morcego, Truaru da Cabeceira, Serra do Truaru e Reino de Deus. Todas já possuem jogos definidos na primeira rodada classificatória, que ocorrerá de 30 deste mês a 21 de maio. 

O Tuxaua da comunidade Vista Alegre, Dinarte Pereira celebrou a realização de um evento desse porte voltado aos povos indígenas de Boa Vista. — Foto: PMBV.

Premiação por categoria

A competição garante troféu, medalha e premiação em dinheiro, totalizando R$ 82 mil. Os jogos acontecerão nos feriados e fins de semana, se estendendo até o mês de junho. 

A prefeitura incentiva e valoriza o esporte nas comunidades indígenas. 

Mais apoio 

Todas as equipes participantes receberão equipamentos esportivos. O kit dispõe de camiseta, short, bolas e redes. 

Incentivo ao esporte 

Além dos campos de futebol, que são benefícios permanentes feitos no local dos jogos, a prefeitura em parceria com a Federação de Atletismo vai ajudar na construção de pequenas pistas de 100m para que seja desenvolvida a prática da modalidade de atletismo nas comunidades indígenas. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade