Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Prefeitura de Boa Vista promove maior evento esportivo indígena de Roraima

Captura-de-Tela-2022-04-21-as-17.35.26

Marcando as comemorações do Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira, 19 de abril, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) e Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), deu início a 1º Copa Macuxi de Futebol, que conta com a participação de cerca de 700 atletas das 17 comunidades indígenas de Boa Vista.

O evento de abertura ocorreu na Comunidade Vista Alegre e foi iniciado com uma dança parixara de alunos da Escola Estadual Indígena Professor Genival Thomé Macuxi, seguido da apresentação de crianças da Escola Municipal Antônia Celestina da Silva, que cantaram o hino municipal, além de duas músicas na língua Macuxi e Wapichana.

"É com muita emoção que demos início a Copa Macuxi, já considerada a maior competição esportiva indígena de todo o Estado de Roraima. Nossa intenção é promover lazer, incentivar a prática de esportes e, principalmente, o intercâmbio entre as comunidades indígenas que integram o município de Boa Vista"

destacou o prefeito Arthur Henrique.
Alunos indígenas fizeram apresentações nas línguas Macuxi e Wapichana durante abertura da copa. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O Tuxaua da comunidade Vista Alegre, Dinarte Pereira, destacou a importância da competição para os moradores da região. "A Copa representa uma verdadeira valorização dos povos indígenas e principalmente dos nossos jovens, já que também se trata de uma oportunidade de descobrirmos novos talentos do futebol", contou.

A competição foi aberta oficialmente com o enfrentamento acirrado entre os times Vista Alegre e Ilha, que empataram em 1x1, garantindo muita emoção ao público nessa disputa de estreia da Copa. 35 equipes participam da copa, sendo 15 da categoria masculino, 12 femininos e oito sub-17.

Integram a disputa as seguintes equipes: Darôra, Três Irmãos, Campo Alegre, Mauixi, Aakan, São Marcos, Milho, Vista Nova, Vista Alegre, Ilha, Lago Grande, Serra da Moça, Morcego, Truaru da Cabeceira, Serra do Truaru e Reino de Deus. Todas já possuem jogos definidos na primeira rodada classificatória, que ocorrerá de 30 deste mês a 21 de maio. 

O Tuxaua da comunidade Vista Alegre, Dinarte Pereira celebrou a realização de um evento desse porte voltado aos povos indígenas de Boa Vista. — Foto: PMBV.

Premiação por categoria

A competição garante troféu, medalha e premiação em dinheiro, totalizando R$ 82 mil. Os jogos acontecerão nos feriados e fins de semana, se estendendo até o mês de junho. 

A prefeitura incentiva e valoriza o esporte nas comunidades indígenas. 

Mais apoio 

Todas as equipes participantes receberão equipamentos esportivos. O kit dispõe de camiseta, short, bolas e redes. 

Incentivo ao esporte 

Além dos campos de futebol, que são benefícios permanentes feitos no local dos jogos, a prefeitura em parceria com a Federação de Atletismo vai ajudar na construção de pequenas pistas de 100m para que seja desenvolvida a prática da modalidade de atletismo nas comunidades indígenas. 


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/