Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Projetos Sociais em Boa Vista preparam jovens ao mercado de trabalho

Em Boa Vista, os projetos e programas sociais mantidos pela prefeitura promove a inclusão e qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e idosos, administrados pela Secretaria Municipal de Gestão Social (SMGS). E por isso, são comuns histórias inspiradoras de superação, conquistas, por exemplo, dentro do projeto Crescer, que desde 2001 tem deixando um grande legado que cuida não só do social, mas também que incentiva jovens a despertarem seus talentos e transformam vidas.

Dentre as oficinas oferecidas aos jovens estão marcenaria, corte e costura, serigrafia, inclusão digital. Esporte e lazer, educação e sinalização para o trânsito. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

O projeto atende cerca de 250 jovens de 15 a 21 anos, matriculados nas oficinas de Marcenaria, Corte e Costura, Serigrafia, Inclusão Digital, Esporte e Lazer, Educação e Sinalização para o Trânsito, Acolhimento, Compostagem e Panificação. Todas essas atividades profissionalizantes ajudam os alunos a terem uma percepção de mercado de trabalho, questões educacionais e sociais, e recebem ainda uma bolsa no valor de R$230, fardamento e lanche.

Foi na oficina de panificação que a jovem Ângela Cardoso de 21 anos, que sua vida mudou. Há dois anos no Crescer ela pretende levar adiante o empreendimento comercializar o que aprendeu dentro da oficina.

"O projeto me trouxe muitos benefícios e com muitas oportunidades de realizar um sonho. Eu entrei sem saber de nada e hoje consigo ter uma ideia de mercado de trabalho, que é montar um ponto de café da manhã e vender tudo aquilo que aprendi dentro do projeto e ter uma renda extra. É um sonho ver isso se transformar em realidade", disse a jovem.

Ângela Cardoso é integrante do Projeto Crescer e vê o quanto pode aprender com as oficinas, antes de entrar no mercado de trabalho. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Além das oficinas, o Crescer também atua com equipes de psicossocial e pedagógica que fazem com que os jovens entendam toda questão da ressocialização e parceria. O jovem Wilson Lucas, de 19 anos, da oficina de marcenaria se orgulha em poder fazer do Crescer. "Participar do projeto está sendo um aprendizado. Nunca imaginei que em pouco tempo aprenderia fazer muitas coisas dentro da marcenaria, e ter grandes amigos. As peças que produzimos aqui tem sido um desafio, mas já é um motivo de se orgulhar", disse.

Na oficina de Educação para o Trânsito e Sinalização, a jovem Maria Cavalcante afirma que o projeto abriu portas e mostra seu talento. "Dentro do Crescer eu comecei a ter noção do mercado de trabalho e isso é muito importante para quem quer ter a primeira experiência, é uma 'baita' oportunidade. Aqui no projeto temos a oportunidade de produzir e mostrar o nosso trabalho, e a oficina que estou tem sido um leque de possibilidades", disse.

Os materiais produzidos pelos jovens são enviados para a Cooperativa Social do projeto, que são comercializados em espaços públicos. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Cooperativa Social Crescer

As oficinas do projeto já desenvolvem produções e artigos em geral e são enviadas para a Cooperativa Social do projeto proporcionando uma visão de mercado. As mercadorias são vendidas em espaços públicos, feiras proporcionando o empreendedorismo e renda extra aos jovens.

A comunidade e empresas que desejam contribuir com o protagonismo desses jovens, podem contratar os serviços realizados pelas oficinas do Crescer. Basta entrar em contato com os responsáveis pelos números (95) 98400-8740 e (95) 98402-8082.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/