Afeto, linguagem e cognição: áreas importantes ao desenvolvimento da criança que são estimuladas através da política da Primeira Infância em Boa Vista

Em nove anos, o programa Família que Acolhe já acompanhou mais de 26 mil crianças que receberam os estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento.

A primeira infância, período que vai da gestação aos seis anos de idade, é quando se formam as capacidades do ser humano, pois o cérebro está mais apto a absorver e processar informações. É a fase de maior intensidade na conexão dos neurônios, segundo Jack P. Shonkoff (diretor fundador do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, nos EUA).

É no começo da vida, que a criança está em pleno desenvolvimento, em diversos aspectos: físicos, sociais, emocionais, cognitivos, entre outros. O cérebro está mais receptivo aos novos estímulos e a adquirir novas habilidades. Afeto, linguagem, cognição e ludicidade possibilitam à criança se tornar um adulto saudável e mais preparado para o convívio em sociedade.

É no começo da vida que o cérebro da criança está mais receptivo aos estímulos e a adquirir novas habilidades. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

“São estes estímulos que a prefeitura de Boa Vista vem incentivando nas famílias, dentro das escolas, nos Cras, nas unidades de saúde e hospital infantil. Fazemos com que todos na sociedade assumam o papel de cuidador, educador e protetor dessa fase tão importante da vida. Nas praças o nosso cuidado é visível, temos espaços adaptados para estimular toda a família, para o fortalecimento dos vínculos”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

Em nove anos, o Família que Acolhe já acompanhou mais de 26 mil gestações, ou seja, 26 mil crianças receberam os estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento. O programa atende hoje em torno de 5 mil crianças até os três anos de idade, e nas creches e pré-escolas do município são mais 14,8 mil crianças com idades entre dois e seis anos de idade.

Uma criança bem estimulada tem mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se, e de relacionar-se com as outras pessoas. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Ações simples são essenciais para o desenvolvimento infantil

O estímulo na primeira infância tem como função desenvolver as potencialidades das crianças. Seja por meio de um brinquedo, brincadeiras, jogos, ou exercícios que estimulam o potencial cerebral da criança, ajudando a desenvolver seu lado físico, emocional e intelectual.

As crianças necessitam de uma rotina bem planejada, estruturada e organizada, que proporcione conforto, segurança, e diminua o estresse. Precisam também de tempo para lazer e diversão, isso exercita a criatividade, estimula a imaginação e a socialização. Uma criança bem estimulada tem mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se, e de relacionar-se com as outras pessoas.

É importante que os pais, cuidadores e educadores não pulem etapas do desenvolvimento, e proporcionem atividades com brincadeiras e brinquedos compatíveis para cada idade. Atividades extracurriculares, como aulas de balé, inglês, futebol, auxiliam no desenvolvimento da criança, mas em excesso podem prejudicar, deixando-as cansadas e irritadiças.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade