Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Afeto, linguagem e cognição: áreas importantes ao desenvolvimento da criança que são estimuladas através da política da Primeira Infância em Boa Vista

A primeira infância, período que vai da gestação aos seis anos de idade, é quando se formam as capacidades do ser humano, pois o cérebro está mais apto a absorver e processar informações. É a fase de maior intensidade na conexão dos neurônios, segundo Jack P. Shonkoff (diretor fundador do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, nos EUA).

É no começo da vida, que a criança está em pleno desenvolvimento, em diversos aspectos: físicos, sociais, emocionais, cognitivos, entre outros. O cérebro está mais receptivo aos novos estímulos e a adquirir novas habilidades. Afeto, linguagem, cognição e ludicidade possibilitam à criança se tornar um adulto saudável e mais preparado para o convívio em sociedade.

É no começo da vida que o cérebro da criança está mais receptivo aos estímulos e a adquirir novas habilidades. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

"São estes estímulos que a prefeitura de Boa Vista vem incentivando nas famílias, dentro das escolas, nos Cras, nas unidades de saúde e hospital infantil. Fazemos com que todos na sociedade assumam o papel de cuidador, educador e protetor dessa fase tão importante da vida. Nas praças o nosso cuidado é visível, temos espaços adaptados para estimular toda a família, para o fortalecimento dos vínculos", disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

Em nove anos, o Família que Acolhe já acompanhou mais de 26 mil gestações, ou seja, 26 mil crianças receberam os estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento. O programa atende hoje em torno de 5 mil crianças até os três anos de idade, e nas creches e pré-escolas do município são mais 14,8 mil crianças com idades entre dois e seis anos de idade.

Uma criança bem estimulada tem mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se, e de relacionar-se com as outras pessoas. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Ações simples são essenciais para o desenvolvimento infantil

O estímulo na primeira infância tem como função desenvolver as potencialidades das crianças. Seja por meio de um brinquedo, brincadeiras, jogos, ou exercícios que estimulam o potencial cerebral da criança, ajudando a desenvolver seu lado físico, emocional e intelectual.

As crianças necessitam de uma rotina bem planejada, estruturada e organizada, que proporcione conforto, segurança, e diminua o estresse. Precisam também de tempo para lazer e diversão, isso exercita a criatividade, estimula a imaginação e a socialização. Uma criança bem estimulada tem mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se, e de relacionar-se com as outras pessoas.

É importante que os pais, cuidadores e educadores não pulem etapas do desenvolvimento, e proporcionem atividades com brincadeiras e brinquedos compatíveis para cada idade. Atividades extracurriculares, como aulas de balé, inglês, futebol, auxiliam no desenvolvimento da criança, mas em excesso podem prejudicar, deixando-as cansadas e irritadiças.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/