Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

'Projeto Crescer': jovens mostram talento e criatividade em oficina de marcenaria em Boa Vista

Integrantes do 'Crescer', que atende jovens em situação de vulnerabilidade social, estão dando um exemplo de criatividade e técnica na Oficina de Marcenaria, desenvolvida na sede do projeto. Por lá, materiais como pino e MDF se transformam em mesas, caixas, apoio de panela, estantes, painéis, dentre outros itens decorativos.

Atualmente, 20 alunos participam da oficina, que acontece em um galpão equipado com máquinas e demais ferramentas necessárias para produção das peças. Os integrantes são acompanhados por um técnico, que presta auxílio e orientações durante todo o processo de criação e montagem.

"A Prefeitura desenvolve esse trabalho importante de contribuir para o protagonismo juvenil, promovendo atividades que incentivam o empreendedorismo. O intuito é garantir oportunidades de um futuro melhor para esses jovens e suas famílias", disse o coordenador do Crescer, Douglas Rafael.

Durante a oficina, os jovens executam o trabalho que vai desde a criação do desenho à produção e montagem do material. Foto: Katarine Almeita/Semuc/PMBV

Além da marcenaria, os jovens têm ainda a oportunidade de participar de outras oficinas, como panificação, corte e costura, compostagem, educação para o trânsito, serigrafia, informática, esporte, cultura, e lazer, além do acolhimento, que inclui palestras e rodas de conversa. Todas elas, com o intuito de trabalhar a reinserção social desses jovens.

Um dos integrantes da oficina de marcenaria é o Wilson Lucas, que vê no Projeto Crescer, uma oportunidade diária de aprendizado. Foto: Katarine Almeita/Semuc/PMBV

Ofício para a vida

Wilson Lucas, de 18 anos, participa do Crescer há cinco meses. Ele elogiou a oficina e afirmou que o projeto trouxe outras perspectivas, visto que antes ficava em casa, sem fazer nada.

"As pessoas estão procurando muito as nossas peças e isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Mesmo que eu não siga essa carreira, sei que vai servir para o meu futuro, pois a mão de obra está cada vez mais cara. Tenho o sonho de ter a minha casa e sei que de certa forma poderei colocar em prática esses conhecimentos", contou.

Eduarda Rodrigues acredita que o projeto não só ajuda no seu aprendizado, como também oportuniza a geração de uma renda extra. Foto: Katarine Almeita/Semuc/PMBV

Eduarda Rodrigues, de 19 anos, ingressou no projeto ao final do ano passado. Ela afirmou que o 'Crescer' a surpreendeu positivamente. "Aprendo muito e estou muito feliz em fazer parte. Tive uma certa resistência em participar da marcenaria, mas acabei gostando de todo o processo. A minha preferida é a de serigrafia. Para a gente é muito bom, pois além da bolsa que recebemos é uma oportunidade de renda extra", disse.

Encomendas

Você pode contribuir para o fortalecimento e protagonismo desses jovens, adquirindo itens confeccionados durante as oficinas. Além disso, o Crescer trabalha com encomendas, com peças desenhadas e produzidas sob medida pelos prórpios integrantes. Basta entrar em contato com os responsáveis por meio dos telefones: (95) 98402-8082 (WhasApp) ou (95) 98400-8740 (para ligações) e fazer seu orçamento.

Mais sobre o Crescer 

O projeto atende, atualmente, 215 jovens, com idade entre 15 e 21 anos, ofertando uma série de atividades de geração de renda, culturais e esportivas. Além disso, eles recebem mensalmente uma bolsa de R$ 230. O Crescer foi reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma das iniciativas mais avançadas no enfrentamento à violência juvenil.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/