‘Boa Vista! Linda de se ver!’: alunos desbravam a cidade visitando pontos turísticos e áreas ambientais

A criançada está aprendendo na prática o que estudaram em sala de aula sobre a história de Boa Vista, Natureza e Sociedade.

Nos dias que antecedem o recesso escolar, a criançada da Educação Infantil e Ensino Fundamental de algumas escolas municipais, estão aprendendo na prática o que estudaram em sala de aula. Com temáticas voltadas para a história de Boa Vista, Natureza e Sociedade, as unidades escolares organizaram passeios turísticos para os alunos conhecerem um pouco da cidade onde vivem e seus pontos turísticos.

Através do projeto “Boa Vista linda de se ver e de conhecer”, a Escola Municipal Frei Arthur Agostini, fez um roteiro nessa quinta-feira, 23, pela região central da cidade, nas proximidades do Rio Branco. A criançada passeou pela Orla Taumanan, conheceu o prédio onde funcionava a antiga Fazenda Boa Vista (restaurante Meu Cantinho), a sede residencial do Capitão Inácio Magalhães, hoje patrimônio histórico.
Estudantes aprendem sobre a história de Boa Vista, conhecendo pontos turísticos. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Também conheceram o Monumento aos Pioneiros e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. O passeio se encerrou no Monumento aos Garimpeiros e na Praça do Coreto, no Centro Cívico. O projeto da escola Frei Arthur foi idealizado pelas professoras, Deirlane dos Santos e Daiane Marion.

“Esta foi a primeira atividade extraclasse do projeto. Cada criança tem sua cultura e num contexto social, muitos não conhecem a realidade a qual estão inseridos. Nosso projeto visa levá-los para conhecer Boa Vista e suas origens. Por isso começamos pela região onde se iniciou a construção da nossa cidade. Observamos que nos livros de histórias não engloba a nossa realidade cultural, e sentimos a necessidade de trabalhar dentro do contexto histórico e de forma interdisciplinar”, disse Deirlane.

Orla Taumanan, prédio da antiga Fazenda Boa Vista, Monumento dos Pioneiros e Igreja Nossa Senhora do Carmo, foram alguns dos locais visitados pelas crianças. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Foi uma manhã de diversão e aprendizado para a criançada. A aluna Alice Furtado, de 6 anos, que o diga, se divertiu enquanto aprendeu. “Foi muito legal conhecer o lugar onde a história da cidade começou. Aprendi na sala de aula que quando os homens brancos invadiram essa terra, os índios já estavam. E juntos construíram a cidade, descobriram os minérios”, disse a menina.

Outras escolas também programaram tour pela cidade

Na terça-feira, 21, A Escola Menino Jesus levou as crianças ao Parque Linear do Cinturão Verde (Praça do Tatu), e a Praça Vereador João Rodrigues, no bairro Pricumã (Praça das Araras) e encerrando o passeio no Complexo Ayrton Senna. Na terça, 22, foi a vez dos alunos da escola Antônio Airton O. Dias, visitarem o Bosque dos Papagaios.

Já no roteiro da Maria Teresa Maciel a rota foi Vila Olímpica Roberto Marinho (dias 21 e 23). O Núcleo de Casas Mãe Equatorial também escolheu o Bosque dos Papagaios para o passeio desta sexta-feira, 24.

A ideia da criança aprender brincando está baseada nas propostas do Currículo da Educação Infantil. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Nos próximos dias têm mais passeios. Confira:

Terça-feira, 28 (manhã e tarde) – Escola Estrelinha Mágica: Bosque dos Papagaios

Terça-feira, 28 (tarde) – Escola do Campo José David Feitosa Neto: Pontos Turísticos da cidade

Quinta-feira, 30 (manhã) – Escola Proinfância Vila Jardim: Praça Cabos e Soldados (Caranã)

Quinta-feira,30 (manhã e tarde) – Escola Proinfância Pedro Ferreira Monteiro: Bosque dos Papagaios

Quinta-feira, 30 (manhã) – Núcleo de Casas Mãe do Cidadão: Bosque dos Papagaios

Quinta-feira, 30 (manhã e tarde) – Escola Jardim das Copaíbas: Bosque dos Papagaios

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade