Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022

'Boa Vista! Linda de se ver!': alunos desbravam a cidade visitando pontos turísticos e áreas ambientais

Nos dias que antecedem o recesso escolar, a criançada da Educação Infantil e Ensino Fundamental de algumas escolas municipais, estão aprendendo na prática o que estudaram em sala de aula. Com temáticas voltadas para a história de Boa Vista, Natureza e Sociedade, as unidades escolares organizaram passeios turísticos para os alunos conhecerem um pouco da cidade onde vivem e seus pontos turísticos.

Através do projeto "Boa Vista linda de se ver e de conhecer", a Escola Municipal Frei Arthur Agostini, fez um roteiro nessa quinta-feira, 23, pela região central da cidade, nas proximidades do Rio Branco. A criançada passeou pela Orla Taumanan, conheceu o prédio onde funcionava a antiga Fazenda Boa Vista (restaurante Meu Cantinho), a sede residencial do Capitão Inácio Magalhães, hoje patrimônio histórico.
Estudantes aprendem sobre a história de Boa Vista, conhecendo pontos turísticos. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Também conheceram o Monumento aos Pioneiros e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. O passeio se encerrou no Monumento aos Garimpeiros e na Praça do Coreto, no Centro Cívico. O projeto da escola Frei Arthur foi idealizado pelas professoras, Deirlane dos Santos e Daiane Marion.

"Esta foi a primeira atividade extraclasse do projeto. Cada criança tem sua cultura e num contexto social, muitos não conhecem a realidade a qual estão inseridos. Nosso projeto visa levá-los para conhecer Boa Vista e suas origens. Por isso começamos pela região onde se iniciou a construção da nossa cidade. Observamos que nos livros de histórias não engloba a nossa realidade cultural, e sentimos a necessidade de trabalhar dentro do contexto histórico e de forma interdisciplinar", disse Deirlane.

Orla Taumanan, prédio da antiga Fazenda Boa Vista, Monumento dos Pioneiros e Igreja Nossa Senhora do Carmo, foram alguns dos locais visitados pelas crianças. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Foi uma manhã de diversão e aprendizado para a criançada. A aluna Alice Furtado, de 6 anos, que o diga, se divertiu enquanto aprendeu. "Foi muito legal conhecer o lugar onde a história da cidade começou. Aprendi na sala de aula que quando os homens brancos invadiram essa terra, os índios já estavam. E juntos construíram a cidade, descobriram os minérios", disse a menina.

Outras escolas também programaram tour pela cidade

Na terça-feira, 21, A Escola Menino Jesus levou as crianças ao Parque Linear do Cinturão Verde (Praça do Tatu), e a Praça Vereador João Rodrigues, no bairro Pricumã (Praça das Araras) e encerrando o passeio no Complexo Ayrton Senna. Na terça, 22, foi a vez dos alunos da escola Antônio Airton O. Dias, visitarem o Bosque dos Papagaios.

Já no roteiro da Maria Teresa Maciel a rota foi Vila Olímpica Roberto Marinho (dias 21 e 23). O Núcleo de Casas Mãe Equatorial também escolheu o Bosque dos Papagaios para o passeio desta sexta-feira, 24.

A ideia da criança aprender brincando está baseada nas propostas do Currículo da Educação Infantil. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Nos próximos dias têm mais passeios. Confira:

Terça-feira, 28 (manhã e tarde) – Escola Estrelinha Mágica: Bosque dos Papagaios

Terça-feira, 28 (tarde) – Escola do Campo José David Feitosa Neto: Pontos Turísticos da cidade

Quinta-feira, 30 (manhã) – Escola Proinfância Vila Jardim: Praça Cabos e Soldados (Caranã)

Quinta-feira,30 (manhã e tarde) - Escola Proinfância Pedro Ferreira Monteiro: Bosque dos Papagaios

Quinta-feira, 30 (manhã) - Núcleo de Casas Mãe do Cidadão: Bosque dos Papagaios

Quinta-feira, 30 (manhã e tarde) – Escola Jardim das Copaíbas: Bosque dos Papagaios


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/