Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Em Boa Vista, Horto Municipal cultiva e doa mudas regionais à população

De onde vêm as mudinhas plantadas nas praças e espaços públicos de Boa Vista? Você já se perguntou? O cultivo delas é de responsabilidade do Horto Municipal, que há mais de 40 anos desenvolve este trabalho. São mais de 50 espécies entre nativas, frutíferas e ornamentais – sendo estas as mais procuradas pelo público.

Isso mesmo! Além de atender as demandas da prefeitura para deixar a cidade mais arborizada, o Horto Municipal também faz doação de mudas à população. Desde 2013, já foram mais de 240 mil mudas doadas.

Espaço verde existe há mais de 40 anos, com diversas espécies de plantas e as ornamentais são as mais procuradas pelo público. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Quem conhece o trabalho desenvolvido pelo horto é o acadêmico de Biologia, José Martins. Para ele, o cultivo é tão necessário quanto o trabalho de plantio pela cidade. "Para mim o interessante é que são priorizadas as árvores regionais, isso engrandece não só o cenário, como a valorização da cultura em si", disse.

A agrônoma especialista em paisagismo Iris Negreiros explicou que existe uma "via de mão dupla" no trabalho desenvolvido no horto. "Além de coletar pela cidade, nós contamos com doações de mudas e de sementes. Então nem sempre podemos dar todas as plantas que o público quer, até mesmo para manter nosso cultivo. Se a população tiver interesse em doar e não puder vir até nós, nossa equipe vai até o local", disse Iris.

Jovens do Projeto Crescer fazem ações focadas na proteção social, educativas e ambientais. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O horto também é a base do Dedo Verde, projeto social da prefeitura que tem suas ações focadas na proteção social, educativas e ambientais, de saúde e atividades recreativas. Os integrantes são agentes ambientais e têm entre 14 e 17 anos. Recebem R$ 230 mensais e participam de oficinas sobre produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais, paisagismo, jardins, hortas urbanas e compostagem.

Mudas são entregues para a população em ações sociais da Prefeitura de Boa Vista. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Ação voltada a melhor idade dará mudas de plantas do Horto Municipal 

Nesta quarta-feira, 1º, na UBS Tancredo Neves, ocorreu uma ação de prevenção em alusão à Campanha de Gripe e Tríplice Viral voltada ao público da melhor idade. Além de práticas como zumba, o público recebeu mudas de plantas ornamentais do Horto Municipal. O evento foi organizado pelas equipes de Saúde da Família com apoio de agentes comunitários da unidade.

A agente Rosiane, que integra a organização, foi pessoalmente ao Horto coletar as mudas já prontas. "A gente vê nessa lembrancinha uma prática terapêutica para eles. Quem cuida de plantas, gosta de plantas, entende a diferença que faz", comentou.

Para saber mais

E se você também quiser conhecer o Horto Municipal, os dias de visitação vão de terça a sexta-feira, no horário das 8h30 às 13h30.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/