Prefeitura de Boa Vista cria projetos para famílias de baixa renda e microempreendedores que aguardam aprovação da Câmara

Projetos beneficiam a população que teve suas atividades prejudicada com a pandemia.

A Prefeitura de Boa Vista está com dois projetos de lei, que beneficiarão a população boa vistense, mas atualmente se encontram parados para votação, na Câmara Municipal.

O projeto nº 08, foi enviado em março deste ano, que prevê a criação do programa Reforma do Bem e beneficiará famílias de baixa renda da capital. Já o de nº 49, foi enviado pela Prefeitura de Boa Vista em dezembro de 2021. Este, cria o programa de apoio aos microempreendedores, trabalhadores, autônomos e agricultores familiares que tiveram suas atividades prejudicadas pela crise sanitária. 

Microempreendedores, trabalhadores, autônomos e agricultores familiares, serão beneficiados com um dos projetos que aguardam serem votados na Câmara Municipal de Boa Vista. Foto: Fernando Teixeira/Semuc/PMBV

Se o PL n. 49 for aprovado, a prefeitura vai garantir um auxílio financeiro para os empreendedores que necessitarem investir em seus pequenos negócios. A matéria prevê um auxílio para 5 mil beneficiários com a disponibilidade de 2 parcelas de R$ 1 mil, que seriam pagas com recursos próprios do município.

“É importante ressaltar que os vereadores aprovaram a criação da Agência Municipal Empreendedora (AME), que está em fase final de implantação. A previsão é lançá-la em maio deste ano, já com as ofertas de crédito, capacitações para os empreendedores e demais benefícios que vão fomentar a economia da capital”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Famílias beneficiadas pelo programa Reforma do Bem, poderão reformar, ampliar ou fazer adequações em suas residências. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Condições dignas de moradias às famílias de baixa renda 

Com a criação do programa Reforma do Bem, a prefeitura trará condições dignas de moradia para famílias de baixa renda da capital e zona rural. As famílias beneficiadas poderão reformar, ampliar ou fazer adequações em suas casas. O valor previsto é de até R$ 20 mil para a realização das obras, que poderão ser pagas em parcelas, dependendo do serviço a ser feito nas casas.

“Muitas famílias não têm condições mínimas de reformar um banheiro por exemplo, o valor dos materiais não cabe no orçamento de uma família que ganha um salário para se sustentar. Isso é cuidado com as pessoas, um compromisso da minha gestão”, disse o prefeito.

Projetos aprovados em caráter de urgência, vão se transformar em leis e gerar oportunidade de emprego e renda, para a população boa vistense. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

Educação: Projetos de lei aprovados beneficiam diretamente os alunos, servidores e a população 

Os cinco projetos de lei voltados para a educação municipal foram aprovados, em caráter de urgência, na última quarta-feira, 27, pela Câmara Municipal. Agora, a Prefeitura de Boa Vista tem autonomia para promover os investimentos que beneficiará não só os servidores da pasta, como os alunos e a população em geral.

Os projetos agora se transformarão em leis e vão gerar oportunidades de emprego e renda, qualificação profissional, melhoria salarial, impactando diretamente na qualidade de ensino às crianças da rede municipal. 

Projeto nº 05 – Aumenta o número de vagas para professores, permitindo que a prefeitura faça um novo concurso público na Educação. Com isso, será possível reduzir a carga dos cuidadores de 40h para 30h semanais. 

Projeto nº 09 – Cria a Gratificação de Atividade em Educação Especial, direcionada aos professores especializados que atuarão nas turmas que atendem crianças com deficiência.

Projeto nº 10 – Revisa e cria mais de 500 funções gratificadas para os servidores efetivos da educação.

Projeto nº 11 – Aumenta em mais 250 o número de vagas para cuidadores na rede municipal. O PL foi enviado à Câmara no dia 7 de março.

Projeto nº 12 – Amplia a estrutura da Secretaria Municipal de Educação, com a criação de novos departamentos, como o de engenharia, que vai garantir a construção de novas escolas e ampliar o número de vagas para novos alunos.


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade