Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Em Boa Vista, produtor da comunidade indígena de Vista Alegre inicia colheita de 8 toneladas de melancia

A colheita de melancia da safra 2022 já começou na Comunidade indígena de Vista Alegre. Os Produtores comemoram o excelente resultado da produção de 8 toneladas da fruta, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista. A lavoura faz parte do Projeto Hortifrútis (HF), desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

A produtividade nas 17 comunidades indígenas atendidas pelo município vem sendo destaque a cada safra, muitos agricultores têm procurado a assistência da prefeitura. "Nós acompanhamos os produtores em todo o processo de plantio, indicamos o tamanho da área e a condução passo a passo na lavoura. A prefeitura está presente para trazer a assistência técnica e os insumos que forem necessários", explicou o técnico da SMAAI, Wolter Borges. 

O produtor Pedro Maruai comemora o sucesso de sua primeira lavoura de melancia. Foto: Fernando Teixeira/Semuc/PMBV

O agricultor familiar Pedro Maruai iniciou o cultivo de sua primeira lavoura de melancia, incentivado pelo exemplo de sucesso de outros produtores que participam do projeto HF na região. Filho de produtores, ele afirma que a tradição uniu ainda mais a família e a comunidade.

"A Prefeitura nos deu essa oportunidade, com assistência e insumos, em contrapartida nós seguimos todas as orientações. Nosso projeto é familiar, meu desejo é continuar trabalhando. Nossa terra é tão rica. E aqui está o exemplo para quem se dedica e quer trabalhar. A próxima lavoura será de abóbora com o apoio dado pelos técnicos", disse o produtor.

“A tradição uniu ainda mais a família” - Pedro Murai. Crédito: PMBV.

Incentivos

A prefeitura de Boa Vista disponibiliza máquinas e implementos agrícolas para auxiliar as famílias no campo. Dentre os insumos fornecidos destacam-se o calcário e superfosfato, para o preparo do solo, o NPK para adubação de fundação, a ureia e o cloreto de potássio para adubação de cobertura, além de sementes de qualidade.

A Prefeitura de Boa Vista apoia, incentiva e fornece todo auxílio técnico para agricultura familiar, tanto na área rural da capital como nas comunidades indígenas. Crédito: PMBV.

A Comunidade Vista Alegre está se tornando um polo de referência na produção de hortifrútis. Para o tuxaua Dinarte Pereira o estímulo a produção em parceria com a prefeitura, fomenta a economia da região.

"Estamos muito entusiasmados, ver essa colheita de qualidade com melancias de 15 a 20 quilos nos incentiva a produzir cada vez mais. Com o projeto das culturas de inverno, estamos com uma boa expectativa no plantio de milho e com ampliação de novas áreas", comemorou o tuxaua.

Veja mais notícias sobre Especial PublicitárioRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/