Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

​Memorial 40 anos da presença lassalista em Manaus

Fachada-Centro-Educacional-La-Salle-2022

O Centro Educacional La Salle faz parte da Rede La Salle, baseada na filosofia de São João Batista de La Salle, sacerdote francês (1651 -1719) que, renunciando aos privilégios da sua condição de nobre, dedicou-se à criação de escolas para crianças das classes menos favorecidas.

Em 2022, a instituição de ensino completa 40 anos de história em Manaus, oferecendo a toda comunidade lassalista: infraestrutura moderna e adequada para a prática dos níveis de ensino da educação básica, além de uma proposta educativa que integra a construção de conhecimentos e o protagonismo do estudante, com foco na formação humana e cristã.

Só que antes mesmo de sua fundação, em 1976, chega em Manaus o Ir. Alberto Knob, trazendo consigo a missão de procurar uma área para a construção de uma escola lassalista, projeto conjunto das duas Províncias lassalistas do Brasil.

Com o apoio de autoridades da época, como: o Governador José Lindoso, o Bispo D. Milton Pereira, o Padre Celestino Ceretta e a comunidade local, em janeiro de 1980, através da Lei nº 1.373, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas autorizou o Executivo Estadual a fazer a doação de uma área de terras no bairro Dom Pedro para a construção da nova escola.

No mesmo ano, em outubro, chegam o Irmão Roque Rigoni e o Engenheiro Raul Naschang para as obras preliminares da construção – escrituras do terreno, definição do projeto da obra e encaminhamento do financiamento para em dezembro, ser lançada a pedra fundamental com a presença de autoridades locais.

Um sonho que virou realidade em 1980. Foto: Divulgação/Rede La Salle

No ano seguinte, em 25 de julho de 1981, após aprovação do financiamento, iniciam-se as obras de construção, realizada em tempo recorde. Em novembro La Salle abre 973 vagas, esgotadas na primeira semana.

No dia 27 de fevereiro de 1982, o Centro Educacional La Salle é inaugurado, sendo o Irmão Roque Rigoni, o primeiro Diretor, e o Irmão Ivo Ames, vice-diretor e coordenador pedagógico. Quase um ano depois, em março de 1983, começam as aulas na instituição com mais de mil estudantes matriculados.

Em 1984, com a chegada do Irmão Hugo Rempel, começa a funcionar o Ensino Médio na instituição. No mesmo ano, começam as obras de construção do Lassalinho e é inaugurado o primeiro ginásio de esportes e campo de futebol.

No ano seguinte, iniciam-se as atividades na Educação Infantil, com acesso independente pela Rua Tiradentes. Já em 1986, com 2233 alunos, o Centro Educacional La Salle consegue o reconhecimento oficial da SEDUC/AM.

Vista área da instituição em 1985. Foto: Divulgação/Rede La Salle

O ano de 1987 marca a chegada do professor Canisio Huppes e o Irmão Sereno Kroetz. Em 9 de setembro, com a presença de autoridades, como: os deputados estaduais Átila Lins e Raimundo Nonato Lopes de Oliveira, é inaugurado o Ginásio de Esportes Polivalente. No fim do mesmo ano, o Irmão Roque Rigoni encerra seu mandato, juntamente com o Irmão Lúcio Pauli, secretário.

Em 1988, assume a direção do Centro Educacional La Salle, o Irmão Lauro Bohnenberger. No ano seguinte, entra em circulação a 1ª edição do Notícias do Centro Educacional La Sallle (Noticel). Escrito pela comunidade educativa, o jornal teve tiragem inicial de 3 mil exemplares.

Dando um pequeno salto no tempo, no ano de 1992, é inaugurado uma nova ala no campus La Salle com cinco salas de aula, capela, sala de comunicação e ambulatório médico e dentário.

Dois anos depois, em 1994, ocorre a inauguração do Laboratório de Ciências "Irmão Lauro Bohnenberger". Já em novembro de 1996, começa a construção do Teatro La Salle.

Após quase 10 anos de gestão do Irmão Irmão Lauro Bohnenberger, em 1998, tem início a gestão do Irmão José Egon Kunrath (diretor) e do Irmão Nelson Lovat (vice-diretor e supervisor administrativo). São destaques da administração do Irmão José Kunrath: Inauguração do Teatro (15/08/1998), reforma de quadras esportivas, dos banheiros do bloco A e criação do projeto Atletas de Valor.

Em 1º de janeiro de 2002, o Irmão Jardelino Menegat é nomeado como o novo diretor do Centro Educacional La Salle. Sua gestão foi caracterizada por uma significativa reorganização dos espaços físicos do bloco A e Lassalinho, para abrigar a Faculdade La Salle, a qual foi o primeiro diretor.

Em 16 de abril de 2004, o Centro Educacional La Salle recebe o 1º Prêmio Internacional de "Excelência Educativa" pelo Conselho Iberoamericano, em Lima, Peru. No dia 06 de maio, a instituição foi agraciada com o "Prêmio Globo de Marketing 2004".

Em 2006, assume a direção das duas instituições, o Irmão Antônio Cantelli, tendo como primeira missão, pensar numa nova construção para melhor atender as demandas do ensino básico e superior. Planejada em 2006, executada em 2007, ano dos 100 anos da presença de La Salle no Brasil e 25 anos de Manaus, é inaugurado em 30 de agosto de 2008, o Bloco B (atual Bloco C).

O projeto arquitetônico do Bloco B do La Salle é pautado nos mais contemporâneos conceitos de arquitetura, utilizando os 7 princípios dos edifícios de alto desempenho: ventilação, aproveitamento das águas da chuva, tratamento de esgoto, sombreamento, permeabilidade, telhado verde e construção energética.

Essa construção, as adequações decorrentes dessa nova obra no campus, significativas reformas no lassalinho, renovação das quadras esportivas, foi algumas das contribuições da gestão lassalista à época para o fortalecimento da Rede La Salle Manaus, agora, como Centro Educacional La Salle e Faculdade La Salle.

Também se faz menção às novas instalações dos setores de manutenção e apoio e o aumento da capacidade de estacionamento do lassalinho que foi reconfigurado e tratado com asfalto priorizando a permeabilidade das áreas.

Em 2010 inicia-se as discussões e primeiras tratativas para a construção de novo bloco que passará a ser a entrada principal da instituição.

Em 2011 há a construção e inauguração do novo prédio de entrada da instituição, chamado de hoje de Bloco A. Em um trabalho em conjunto da equipe diretiva da escola e da faculdade, contando com o projeto do arquiteto Marcos Cereto e execução da empresa RD Engenharia inaugurou-se a expansão do campus que passa a contar com 3 blocos, oferecendo ambientes modernos, confortáveis e amplos.

Os três blocos atendem, cada um em seus turnos, o ensino básico e superior. Com a nova entrada amplia-se a entrada e saída dos alunos com mais segurança e conforto, além de contar, desde então, com catracas biométricas.

Jakcson Bentes, Fsc

Diretor 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/