Deputados da Aleam apresentam Projetos de Lei nas áreas de saúde e educação

Roberto Cidade (PV), Nejmi Aziz (PSD) e Demilson Chagas (PODEMOS) iniciaram projetos de lei na última Sessão Ordinária realizada na última quinta-feira (24)

O deputado Roberto Cidade (Partido Verde) encaminhou um Projeto de Lei nº320/2021 para incluir na rede estadual de saúde, o exame de eletroforese de proteínas para a população a partir de 50 anos. O exame tem como objetivo diagnosticar de forma precoce, o câncer de medula óssea. De acordo com a pesquisa Internacional Agency For Reserach on Cancer (IARC), são registrados cerca de 7,6 mil novos casos anualmente no Brasil, atingindo principalmente os idosos. 

Foto: Aleam

 A Sessão Ordinária realizada na última quinta-feira (24), também iniciou o projeto de lei que prevê a criação de Política Estadual de Educação 5.0 nas escolas amazonenses. Criado pela deputada Nejmi Aziz (PSD), o PL nº 312/2021 busca desenvolver uma prática educacional inovadora ativa, utilizando os recursos tecnológicos para auxiliar no aprendizado. Aziz explica que a Educação 5.0 é uma proposta de ensino que une a tecnologia na sala de aula à valorização do bem-estar social, contribuindo para a formação socioemocional do estudante. “A nova geração de estudantes pertence a um mundo conectado, com informações simultâneas e experiências personalizadas”, disse a deputada, complementando que o sistema de aprendizagem “tem a obrigação de acompanhar essa evolução”, capacitando o aluno ao uso da tecnologia de forma responsável e sustentável.

O Projeto de Lei nº318/2021 apresentado pelo deputado Demilson Chagas (PODEMOS) tem como finalidade a obrigação de publicação do nome dos proprietários ou sócios que fornecem serviços contratados pelo Poder Executivo Estadual. Chagas destaca, porém, que a proposta não acarretará alterações na Lei de Licitação, já que os procedimentos já estabelecidos não serão alterados; o que o PL propõe é apenas que ao final do processo licitatório o ente público atente ao princípio da publicidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade