Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

AgroBV: maior evento agro de Roraima é resultado dos investimentos na agricultura familiar de Boa Vista

A Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista (AGROBV 2022) é uma verdadeira vitrine da produção agrícola desenvolvida nas áreas rurais e indígenas, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista. Todo o evento, que neste ano vai acontecer entre os dias 22 e 24 de julho, é reflexo do trabalho inovador que começou em 2018, com a implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Há quatro anos, a iniciativa vem fortalecendo a agricultura familiar, melhorando a renda e a qualidade de vida dos pequenos produtores de regiões como o PA Nova Amazônia (Murupu e Truaru), Passarão, Monte Cristo, Bom Intento e nas 17 comunidades indígenas. O plano já alcançou 818 famílias e pode chegar a mil até o final deste ano. Por meio dele, a prefeitura fomenta a produção com insumos, maquinários, implementos e assistência técnica.

Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio tem fortalecido a agricultura familiar de Boa Vista e melhorando a qualidade de vida dos pequenos produtores. Foto: Divulgação/PMBV

Quem garante todo esse suporte aos pequenos produtores é a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Com o PMDA, essas famílias têm a possibilidade de obter com 50% de desconto, insumos como calcário, fósforo, NPK, uréia, cloreto e sementes para o plantio de culturas de inverno (grãos) e de verão (culturas irrigadas). Os benefícios e facilidades são muitos, principalmente diante da alta no preço, levando em consideração que no mercado privado, esse pagamento teria que ser à vista.

"Nossa terra tem um potencial produtivo incrível, mas o pequeno produtor precisa de apoio. Sozinho fica muito difícil plantar, colher, e escoar toda a produção. Nossa política de fortalecimento da Agricultura Familiar é contínua com o PMDA. Fornecemos insumos e sementes para o plantio de culturas de inverno e de verão, nossos maquinários ficam à disposição dos agricultores para que a produção ocorra de modo mais rápido e eficiente", disse o prefeito Arthur Henrique.

Agricultores contam com mais de 50 maquinários que ajudam na produção do campo. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Desde 2018, já foram investidos mais de R$ 8,9 milhões em insumos para o plantio de cerca de 2.529 hectares de produção com apoio da Prefeitura. São mais de 50 maquinários à disposição dos agricultores, contribuindo para que a produção ocorra de modo mais rápido e eficiente. Nas áreas indígenas, esse investimento foi de R$ 4,38 milhões em insumos agrícolas, maquinários, implementos e prestação de serviços.

Pequenos produtores do município comercializarão diversos produtos durante a AgroBV, a Maior Feira do Agro que acontece no estado. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

É na AgroBV que todo esse trabalho junto aos produtores do município ganha evidência. No Pavilhão da Agricultura Familiar estarão em comercialização diversos produtos que se originaram desta parceria. Um bom exemplo é o projeto Tay Tay, que se iniciou na comunidade Vista Alegre em 2018 e já se expandiu para outras comunidades indígenas. A produção de pimentas como Canaimé, Malagueta, Olho de Peixe e Murupi é um verdadeiro sucesso e já ganhou até uma identidade própria.

A produção no Polo da Batata-Doce, na vicinal 2 do PA Nova Amazônia 1, também é destaque em Roraima, pois levou Boa Vista a conquistar o Prêmio Prefeito Empreendedor 2022. A inovação é a produção da farinha de batata-doce, que inclusive, é um dos itens da lista de alimentos da merenda escolar.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/