Escritora amazonense Ana Peixoto morre vítima da covid-19

Ana estava internada há 19 dias no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, referência no tratamento da doença no Estado, e não resistiu à doença

A escritora amazonense Ana Maria Souza Peixoto, de 69 anos, morreu vítima de Covid-19, na manhã desta quinta-feira (10), em Manaus. Ela estava internada há 19 dias no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, referência no tratamento da doença no Estado, e não resistiu ao novo coronavírus. 

Ana era formada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e como professora, já aposentada, passou a se dedicar ainda mais na contação de histórias para crianças em instituições e escolas.

Com conteúdo voltado para o público infanto-juvenil, a temática regional sempre foi a marca da obra de Ana. Entre os livros publicadas, estão: Noções de Geografia, Quintal – um lugar para ser feliz; Histórias de bichos da Amazônia; Sapos no quintal; Os animais do meu quintal e As frutas do meu quintal.

Nas redes sociais foram inúmeras as homenagens, entre elas, a da Pré-Escola Creche Infante Tiradentes (PECIT) da Polícia Militar do Amazonas, assinada pela tenente coronel Rejane Filgueiras, comandante da escola.

Perder alguém tão querido é sempre difícil. Ana Peixoto trouxe muitas alegrias aos nossos Infantes com as suas visitas e os ajudou a ver o mundo com olhos de encantamento através de suas histórias maravilhosas. Um ser humano ímpar que, com sua criatividade, alegria e dinamismo tornou o mundo um lugar melhor a cada coração tocado por suas histórias. Prestamos nossas condolências à família e amigos da escritora Ana Peixoto”, disse na publicação.

Confira uma poesia de Ana Peixoto, declamada em alusão ao Dia da Amazônia:

Biografia

Ana Maria Souza Peixoto é natural de Manaus-Amazonas.
. Como aluna especial cursou disciplinas de Estudos Sociais e disciplinas do curso de Direito pela UFAM.
Obras publicadas:
– Naturalmente Amazonas – noções de Geografia (PEIXOTOS, Ana Maria e Roberto) Editora LÊ
– Quintal, um lugar para ser feliz – Edições Kintaw (2004)
– Histórias de bichos da Amazônia – Editora Valer ( 2008 )
– Sapos no quintal, Os animais do meu quintal e As frutas do meu quintal – Editora Valer (2010)’
– Ana Peixoto escreve crônicas e poemas. É membro da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM) e da Associação Amazonense de Leitura e Escrita (AMALER).
– Participou da VI Antologia poética da ASSEAM (Associação dos Escritores do Amazonas ) em 2010.

Projetos
– Feira da Educação no Studio 5 – Dias 12 e 13 de Fevereiro de 2011 às 18h.
– Projeto Formas em Poemas – Livraria Saraiva dia 10 de Março às 19:30h.
– Geografia do Amazonas – Ensino Fundamental com Roberto Miguéis.
– Histórias de Bichos da Amazônia 2.
-Projeto Amigos da Biblioteca UEA, Projeto Leitura na Praça (SEMED), Projeto Viajando na Leitura (SEMED) e Mostra Literária (SEMED), Projeto doando asas da Rede Amazônica, Sarau fotografias e poesias no SESC e Feira de livros do SESC.
– Participou pela ABRINQ do Seminário de Leitura Conversa ao Pé da Página , no SESC/Pinheiros(SP) em 2011.
– Participou pela ABRINQ do Festival Literário de Parati- FLIP- (RJ) 2011
– Participante do Projeto Mudando a História.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade