Manaus 30º • Nublado
Quarta, 01 Dezembro 2021

Uepa abre inscrições para Cursinho Alternativo

De 15 a 17 de março estão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos do Cursinho Alternativo da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Destinado aos estudantes do Ensino Médio oriundos da rede estadual pública ou bolsistas integrais da rede particular, a atividade oferta 400 vagas e será realizada de forma on-line. Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui e realizar o exame no sábado, 20 de março, das 8h às 12h, também de maneira virtual. 

O professor de Geografia, desde 2018, Leonardo Pantoja, também dirige o projeto há um ano, em parceria com outros quatro colegas de trabalho. Ele explica que o Cursinho é formado por professores extensionistas, na maioria alunos de graduação das universidades da Região Metropolitana de Belém, especialmente da Uepa. "Atualmente dispomos de todas as disciplinas, com exceção da língua estrangeira, que compõem as áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova é usada como critério de avaliação para ingressar na maioria das universidades públicas".


A ideia do Cursinho Alternativo surgiu em 2007, como uma espécie de reforço para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. Atualmente, 12 equipes trabalham no projeto, sendo nove grupos de disciplinas, além de Direção, Secretaria e Coordenação Pedagógica.

Expectativas

Devido ao cenário atual, em que manter o isolamento social é fundamental para prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), as atividades do Cursinho Alternativo da Uepa serão totalmente on-line, com aulas ao vivo aos sábados e domingos, das 8h às 12h. "Nossos alunos regularmente matriculados irão dispor de atendimento especializado com orientação pedagógica on-line, monitoramento de turmas e auxílio via Whatsapp, avaliação de rendimento, disposição de cronograma e plano de estudos personalizados conforme a disponibilidade de cada vestibulando. Tudo para fornecer o maior suporte aos nossos alunos, compreendendo sempre a realidade que estamos vivenciando", explica Leonardo.

Leonardo e a equipe sabem que o ensino remoto tem dificuldades, além do cansaço e do estresse causados pela atual situação. Mas também trabalham para permanecerem otimistas. "Estamos bem confiantes e com as melhores expectativas pois agora estamos focando na renovação de metodologias mais atrativas, ativas e que justifiquem por si só a necessidade e importância das atividades que iremos desenvolver, contribuir significativamente para a aprendizagem e preparação dos nossos alunos neste ano", finaliza o diretor.

Serviço

Processo Seletivo do Cursinho Alternativo Uepa 2021

Inscrições: de 15 a 17 de março de 2021 

Veja mais notícias sobre EducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/