Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Pesquisadores da Ufopa desenvolvem respiradores para atender internados por covid-19 em Santarém e região

e2c8208c9b88b1ad5c0bb5283b8c7e31
Definido como "cápsula de respiração não invasiva", o equipamento, produzido em parte no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e concluído no Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), está sendo instalado em hospitais de Santarém e Região para atender a pacientes acometidos de Covid-19.
A "cápsula de respiração não invasiva" está sendo instalada em hospitais de Santarém e Região para atender a pacientes acometidos de Covid-19. (Foto:Divulgação/Ufopa)

A ideia inicial foi do fisioterapeuta Jonas Rocha, que atua no HRBA, o qual adaptou uma tecnologia desenvolvida por profissionais do estado do Amazonas.


"Nós da Ufopa ajudamos a finalizar a estrutura de tubo de PVC que é feita lá no Hospital Regional; criamos uma entrada e saída de ar e o exaustor, que é capaz de renovar o ar dentro da cápsula", explicou o Prof. Dr. Roberto Branco Filho (IEG), um dos integrantes da equipe da Ufopa à frente do projeto.

Ele esclareceu ainda que este exaustor foi desenvolvido pelos técnicos da Ufopa a partir de um modelo de exaustor, instalado em banheiros, que é feito com reduções e conexões de PVC, "produtos que encontramos facilmente em lojas de material de construção da cidade", disse.


Desde que os primeiros equipamentos foram instalados no HRBA, a notícia se espalhou entre os profissionais de saúde, e a Prefeitura Municipal de Santarém procurou os técnicos da Ufopa para a fabricação de exemplares para o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

"O prefeito de Santarém soube dos bons resultados dos equipamentos e solicitou uma demonstração. Isso resultou em encomendas. Estamos produzindo para a Prefeitura três novas cápsulas". Essas cápsulas foram entregues nesta terça-feira, 26 de maio.

Por intermédio da promotoria de Justiça de Prainha, a Prefeitura Municipal daquela cidade vai receber cinco cápsulas produzidas em parceria com a Ufopa e o HRBA para atender a pacientes com Covid-19 daquele município. A logística de entrega de cápsulas para a cidade de Prainha está sendo viabilizada pela prefeitura local, que vai mandar buscar os equipamentos em Santarém.

E a produção continua. "Mais 30 cápsulas serão produzidas para o HRBA", informou Branco Filho. O material para fabricação é doado pelo próprio Hospital Regional e também por empresários e pela Prefeitura Municipal de Santarém. "O material está sendo usado há várias semanas, com excelentes resultados".

Equipe de desenvolvimento da "cápsula de respiração não invasiva". (Foto:Divulgação/Ufopa)

Novas solicitações – As solicitações estão chegando de várias partes da região Oeste do Pará e até de outras cidades do estado. A Prefeitura de Belterra encomendou oito cápsulas, seguida de Alenquer, Rurópolis, Tucuruí e Breves, na ilha do Marajó. "Além de produzir novos equipamentos, estamos compartilhando informações técnicas com várias pessoas que estão nos procurando", disse Branco Filho.


O Hospital São Camilo é outra unidade que deve receber, em breve, cápsulas para atender a seus pacientes. "As cápsulas precisam de aparelho de bipap, um ventilador, para funcionar, e algumas cidades não possuem esse equipamento. Para evitar o problema de chegar o respirador e ficar sem funcionar, nós solicitamos a ajuda ao governo do estado para fazer um levantamento", informou o professor.

Cartilha – Já está em fase final de produção uma cartilha para ser compartilhada com os interessados em produzir novas unidades de cápsulas de respiração não invasiva. "A professora Paula Renata (IEG) está à frente desta ação. A ideia é descomplicar o modo de fabricação com informações detalhadas", disse Branco Filho.

"Embora todas as cápsulas estejam funcionando bem, a cada lote nós fazemos adaptações a partir do feedback dos usuários", concluiu o professor.

Veja mais notícias sobre SaúdeEducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/