Museu Goeldi e UFRA ofertam vagas para Doutorado e bolsa de Pós-Doutorado em Botânica Tropical

Inscrições somente pela internet. O prazo para concorrer para a bolsa de Pós-Doutorado encerra no dia 24 de janeiro. A seleção de Doutorado, por sua vez, encerra no dia 4 de fevereiro.

O Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) divulgam a realização de dois processos seletivos. São ofertadas 2 vagas de Doutorado e 1 bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ). As inscrições devem ser realizadas pela internet.

Os aprovados irão atuar junto ao projeto de “Estudos Integrados da Biodiversidade, Conservação e Manejo Vegetal da Amazônia” do Programa de Pós-Graduação em Botânica Tropical (PPGBot). O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Amazônia Legal).

Museu Goeldi. (Foto:Divulgação/Embratur)

Pós-Doutorado

A bolsa é destinada a doutores(as) que possam contribuir no incremento de pesquisas realizadas no âmbito do PPGBot e na orientação/coorientação dos alunos do programa. Acesse o Edital para Bolsa de Pós-Doutoramento Júnior em Botânica Tropical. As inscrições para esta seleção devem ser realizadas online, até o dia 24 de janeiro de 2021.

O(a) candidato(a) selecionado(a) atuará no projeto de “Estudos integrados da biodiversidade, conservação e manejo vegetal da Amazônia” em pelo menos uma das seguintes áreas do PPGBot: i) Padrões espaciais e temporais de distribuição e abundância dos organismos e dos fatores que os influenciam; ii) Relações entre espécie e ambiente (ecofisiologia); iii) Interações e relações entre espécies, incluindo suas causas e consequências; iv) Usos da terra para ações de manejo florestal e de restauração ecológica, passiva e ativa; v) Biotecnologia de propágulos e mudas. A atuação deve ser comprovada, em pelo menos uma destas áreas, com base em publicações científicas recentes (correspondentes aos anos de 2015 a 2020) ou artigos aceitos em periódicos indexados.

Interessados precisam encaminhar os documentos exigidos para o endereço eletrônico: posbot@museu-goeldi.br. A bolsa tem duração de 1 ano, mas com possibilidade de renovação.

A seleção será realizada por uma Comissão Avaliadora, formada por docentes do PPGBot, que participam do projeto aprovado pela CAPES. Os critérios de seleção, documentos solicitados e informações detalhadas do processo são encontradas no edital 02/2021. 

Edital Pós-Doutorado

Doutorado 

As inscrições encerram em 04 de fevereiro de 2021. Os(as) interessados(as) devem se inscrever pela internet, por meio do sistema on-line SIGAA – UFRA, e efetuar, obrigatoriamente, um cadastro na plataforma. Acesse o Edital Especial para Doutorado em Botânica Tropical.

A seleção será realizada em 2 etapas: análise do projeto de tese (eliminatória); e análise de currículo (classificatória). Entre os requisitos para a participação no processo seletivo, os(as) candidatos(as) devem possuir o título de mestre em Ciências Biológicas ou áreas afins, a critério do colegiado, expedido em instituições reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No edital do programa, confira os requisitos completos e as regras para solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição.

Os(as) discentes selecionados(as) atuarão junto ao “Projeto de Estudos Integrados da Biodiversidade, Conservação e Manejo Vegetal da Amazônia”, visando à seleção de candidatos(as) para a turma que dará início ao curso em março de 2021.

Edital Doutorado

O resultado final da chamada será divulgado no site oficial do PPGBot até 20 de fevereiro de 2021.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade