Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Curso visa formar líderes engajados no combate ao desmatamento na Amazônia

5080_20240207-152622_1

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) promove o curso "G_DeZ, a Jornada de Líderes pelo Desmatamento Zero na Amazônia até 2030", que resultará na primeira formação executiva no Brasil voltada a líderes engajados na meta. O curso acontecerá entre março e outubro, nas modalidades híbrida, presencial e on-line. As inscrições vão até 22 de fevereiro.

Um dos objetivos do curso é formar a "ReDeZ", uma rede independente que conectará e alavancará sinergias entre aproximadamente mil líderes até 2030, exclusivamente dedicada ao alcance e manutenção da meta de Desmatamento Zero.

A jornada prevê a reunião de lideranças de diferentes segmentos e setores atuantes no judiciário, legislativo, executivo e setor privado. Ao longo de seus cinco módulos temáticos, o programa visa desenvolver habilidades de liderança e apoio a ações de monitoramento, avaliação, planejamento e iniciativas no sentido de alcançar a meta do Desmatamento Zero na Amazônia até 2030.

As inscrições vão até 22 de fevereiro. Foto: Divulgação/Imaflora

Para a seleção dos candidatos, a prioridade é para aqueles que trabalham na linha de frente de ações de controle de desmatamento e degradação florestal. Dentre os públicos prioritários, a formação almeja: lideranças dos poderes executivos e legislativos dos municípios na Amazônia, dos estados e do governo federal; juízes, promotores e seus respectivos assessores jurídicos e advogados que possam influenciar a legislação e a execução de leis relacionadas ao desmatamento estão dentro do perfil de participantes da formação; profissionais de empresas comprometidas com a redução do desmatamento e o desenvolvimento sustentável na Amazônia; e representações de coalizões, redes, consórcios, organizações ambientalistas e acadêmicas comprometidos com o desmatamento zero na Amazônia.

A aula inaugural será ministrada por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Entre os palestrantes estão André Lima, advogado socioambiental, pesquisador sênior associado do Imaflora e atual secretário extraordinário de Controle do Desmatamento do MMA, Ricardo Abramovay, professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e autor do livro Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia (Ed. Elefante, 2022), e Carlos Nobre, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cientista na área dos estudos sobre o aquecimento global.

Além da excelência teórica e acadêmica dos palestrantes e da experiência prática de todos os instrutores, a jornada terá uma metodologia de aprendizagem prática e colaborativa, baseada em experiências reais e institucionais em cinco eixos temáticos: Contexto, Jurídico & Legal, Governança, Economia Verde e Monitoramento & Avaliação.

Os cem participantes se encontrarão semanalmente em um programa de 72 horas. A cada duas semanas, haverá também a possibilidade de encontros presenciais, na sede do Imaflora, em Piracicaba (SP).

Com a intenção de realizar um curso com um perfil diverso e plural de participantes, inclusive geograficamente, uma das vantagens destacadas pelos coordenadores é a possibilidade de acompanhamento síncrono e assíncrono, com aulas gravadas e disponibilizadas para os inscritos no curso até dois meses após o encerramento da edição. Um programa de bolsas de estudo cobrirá integralmente os custos de matrícula de 20 participantes e parcialmente (50%) para outros 30. O investimento total do curso por aluno é de R$ 5,3 mil.

Mais informações na página do curso. Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail: .

*O conteúdo foi originalmente publicado pela Agência Fapesp 

Veja mais notícias sobre AmazôniaSustentabilidadeEducação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/