Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Microempreendedores individuais lideram abertura de empresas no Pará

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) lideram os números de aberturas de empresas nos primeiros cinco meses deste ano, com 23.756 registros. A informação é da Junta Comercial do Estado do Pará, que aponta a força do segmento mesmo no cenário de pandemia do novo coronavírus, que exigiu medidas restritivas com o objetivo de evitar o aumento da contaminação da população paraense.

A Junta Comercial informou que o segundo lugar em abertura de empresas no Estado ficou com o tipo Jurídico Sociedade Ilimitada, com 1,619, seguidos do EIRELI com 1.555 registro e em quarto lugar o Empresário Individual com 1.035.

Foto:; Shutterstock/Reprodução

Na classificação por atividade, o primeiro lugar ficou o Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessório, com 3.833 registros; o segundo, com o Comércio Varejista de Coméstico, produtos de perfumaria e de Higiene pessoal, com 3.099 aberturas.

Na lista, o Comércio varejista de bebidas está em terceiro lugar com 2.433 novos negócios; em quarto, o Comércio Varejista de artigos de armarinho, com 2.213 registros, O quinto lugar é do Comércio Varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios em minimercados, mercearias e armazéns

Para a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, o saldo positivo de abertura de empresas resulta, também, da confiança do empresário no empenho do governo estadual no fomento ao desenvolvimento econômico do Pará.

"O que vemos hoje é o reflexo de um trabalho do Governo do Pará de divulgar mundo afora as riquezas e oportunidades de desenvolvimento econômico, atraindo os empresários para o Estado, aliado aos serviços digitais fornecidos pela Jucepa. Estamos atendendo nossos usuários por meio 100% digital, o que desburocratiza e facilita para o empreendedor que quer abrir aqui sua empresa", afirmou Cilene Sabino.

Os dados apontam também que o "Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios" lidera, simultaneamente, o número de aberturas e de encerramentos de empresas entre Microempreendedores Individuais, com 1.156 fechamentos de janeiro a maio de 2020.

A atividade de Comércio Varejista de Cosmético, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, foi a segunda em número de encerramentos, registrando 969 fechamentos na atividade jurídica "Empresário".

Veja mais notícias sobre EconomiaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/