Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

“Matas de Rondônia” recebe selo de indicação geográfica que garante qualidade do café

A safra de café 2023 em Rondônia já está chegando ao final de colheita, que acontece em setembro. A expectativa pretende superar os três milhões de sacas, conforme indica o último levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no mês de maio deste ano. Para uma boa venda do café é relevante que o produtor obtenha o selo de indicação geográfica – IG Matas de Rondônia, marca de qualidade, que pode abrir as portas do mercado internacional para os cafés robustas amazônicos produzidos em Rondônia.

Os produtores rondonienses de café se concentram especialmente nas microrregiões conhecidas como Zona da Mata, território Rio Machado, e três municípios da BR 429, totalizando 15 municípios produtores especiais de café, na área de abrangência da identificação geográfica do café Matas de Rondônia. 

Café Robusta Amazônico. Foto: Armando Júnior

Sobre o selo de indicação geográfica

O selo de indicação geográfica é um ativo de propriedade industrial que indica a origem de um produto, que passa a ser identificado pela região de origem e pelo reconhecimento de características próprias e especiais. Instituições idôneas dão a garantia de que aquele produto atende os requisitos de boas práticas em toda a sua cadeia produtiva, respeitando a legislação vigente no país relativas ao trabalho, meio ambiente e à saúde pública, conforme determina o currículo de sustentabilidade da plataforma global do café, que facilita uma maior aceitação e melhores preços.

Recentemente a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) com apoio de parceiros da plataforma global, capacitou 80 técnicos para orientar produtores de café a adotarem o currículo da sustentabilidade, que indica ao produtor práticas recomendadas, prioritárias e proibidas na atividade de produção do café. 

Acesso ao selo 

O engenheiro agrônomo Fausto Lima Farias de Sousa, responsável pelo programa de IG na Emater/RO informou que para acessar o selo de indicação geográfica Matas de Rondônia, "o produtor precisa seguir as recomendações técnicas, não desenvolver nenhuma prática proibida e se cadastrar com um extensionista da Emater/RO no aplicativo, 'currículo da sustentabilidade do café' – CSCApp". 

Veja mais notícias sobre EconomiaRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/