Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Conheça as propriedades medicinais de cinco plantas encontradas na Vila do Paricatuba

2943898045_08391e00e5_o

A Vila de Paricatuba, distante 12 km de Manaus, atrai visitantes com suas ruínas históricas, praias de água doce e uma paisagem privilegiada. Um dos principais pontos turísticos não urbanos da região metropolitana da capital amazonense, Paricatuba também é uma terra fértil e de saberes tradicionais. É lá que o professor Moacir Biondo desembarca para mais uma edição do "Ervas e Plantas", do Amazon Sat, onde ele apresenta algumas das propriedades medicinais de plantas encontradas na região. Confira:

Alfavaca de Cobra

Uma das primeiras plantas encontradas pelo professor Biondo foi a Monniera Trifolia, popularmente conhecida como alfavaca de cobra. Composta de três folhas, a alfavaca de cobra é uma das plantas usadas no combate de acidentes ofídicos, ou seja, na desintoxicação em casos de envenenamento por animais peçonhentos.

Jambolão

Também conhecida como azeitoneira, o Jambolão é uma árvore da qual não se desperdiça nada. Das sementes à casca, a Syzygium cumini pode ser aproveitada para fins medicinais. Um dos principais usos do chá do jambolão é no controle da glicemia. Para o chá, podem ser usados tanto as sementes quanto as folhas e a casca dos troncos. A proporção é de 10 folhas para cada litro de água.

Japecanga

A japecanga é uma planta medicinal que, com o crescimento do desmatamento na região, acabou se tornando rara. Seu nome científico é Smilax Japecanga. O professor Moacir Biondo alerta para o cuidado no manuseio da japecanga, pois seus espinhos podem provocar inflamações. É a raiz da planta que concentra os princípios medicinais da japecanga. Sua principal função é depurar o sangue, usada no tratamento de doenças reumáticas.

Jatobá

O uso do jatobá é muito famoso no tratamento de doenças broncorespiratórias, como a tosse, a bronquite, a asma e a pneumonia. O tratamento é feito através de chás e xaropes feitos à base da casca ou dos frutos da árvore. O jatobá também tem o efeito de ativar o sistema imunológico, sendo utilizado para inúmeros fins medicinais.

Sucuuba

Uma das principais árvores medicinais da região, a Himathantus Sucuuba também é conhecida como sucuuba, janacuba, janaúba e agoniada. Pode ser aproveitada da raiz às folhas, com o uso do látex na regulação de ciclos menstruais, no combate a miomas e ovários policísticos. O chá e o leite da sucuuba também são úteis no combate da gastrite e, popularmente, é usada no tratamento de cânceres em fases iniciais.

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/