Como a concessão de terras indígenas tem ajudado na manutenção das florestas

Foto: Divulgação/USP Imagens

Cientistas de todo mundo apontam a importância crucial da Amazônia para a manutenção de ciclos climáticos amenos. Segundo pesquisadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a demarcação de terras indígenas é uma das formas mais eficientes de realizar a proteção de áreas de florestas, especialmente na Amazônia Internacional.

A pesquisa publicada na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS) utiliza dados do Governo do Peru que entre 1975 e 2008 realizou a demarcação de mais de 1.200 comunidades indígenas que contabilizaram mais de 11 milhões de hectares da amazônia peruana.

Segundo a pesquisa, quase um terço de todas as florestas dos países em desenvolvimento no mundo são agora geridas pelas comunidades locais. Até o final dos anos 2000, na América Latina e Caribe, comunidades já receberam o título formal de pelo menos 100 milhões de hectares de florestas.

Mais de 100 pesquisas já foram realizadas comparando a posse da terra por  indígenas e a cobertura vegetal. Duas análises recentes concluem que, em geral, a presença indígenas em áreas de floresta está associada a menores taxas de mudança na cobertura florestal, independentemente se é um posse legal ou não.

Segundo a pesquisa quando a titulação de terras indígenas acontece o desmatada diminui consideravelmente. “A titulação reduz a percentualmente o desmatamento da comunidade ou perturbação florestal em 81% após o primeiro ano de titulação e 56% após o primeiro ano”, afirma a pesquisa.

“Descobrimos que, em média, a titulação reduz o desmatamento em mais de três quartos e os distúrbios florestais em cerca de dois terços em uma janela de 2 anos abrangendo o ano em que o título é concedido e no ano seguinte”, finaliza o artigo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade