Covid-19: Mais de 6 mil indígenas serão atendidos em ação interministerial no Pará

A Missão Kayapó vai até o dia 24 de novembro.

No contexto da pandemia de covid-19, os Ministérios da Defesa e da Saúde vão atender a comunidade da Terra Indígena Kayapó no Polo Base de Ourilândia do Norte, no Pará. Nesta semana, seguiram profissionais de saúde, equipamentos de proteção individual (EPI), materiais, medicamentos, vacinas e testes para detectar o novo coronavírus. A iniciativa vai até o dia 24 de novembro e tem o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A Missão Kayapó conta com uma equipe de mais de 60 pessoas e tem o apoio da Funai. (Foto:Divulgação/Ministério da Defesa)

A ação, denominada “Missão Kayapó”, conta com equipe de mais de 60 pessoas, sendo 26 profissionais entre médicos, veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de laboratório e de veterinária. A expectativa é beneficiar mais de seis mil indígenas das aldeias Turedjam, Kikretum, Kokraimoro, Moikarako, Aukre, Kubenkrãnkrehn e Gorotire.

De acordo com o coordenador administrativo da missão, Tenente-Coronel Klaus Raylen Tavares Rêgo, a missão, além de levar saúde a comunidades distantes, tem o objetivo de mitigar os impactos do novo coronavírus. “Nossa intenção nesta missão interministerial é atender o maior número de índios da etnia Kayapó no apoio à saúde e conscientização no enfrentamento à covid-19 nas aldeias”, ressaltou.


Testes rápidos


Durante os três dias de ação, foram realizados cerca de 400 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Com apoio de intérpretes, os índios receberam orientações e medidas contra a proliferação do novo coronavírus. Também foram realizados testes para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Operação Covid-19


O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

A Missão Kayapó integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia. Mais de três toneladas de insumos foram encaminhadas à região por meio de aeronave da Força aérea Brasileira (FAB). A operação conta também com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade