Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 26 Novembro 2020

Covid-19: Mais de 6 mil indígenas serão atendidos em ação interministerial no Pará

942cd10f-b04f-47f2-8cf6-8a5e0b74d505

No contexto da pandemia de covid-19, os Ministérios da Defesa e da Saúde vão atender a comunidade da Terra Indígena Kayapó no Polo Base de Ourilândia do Norte, no Pará. Nesta semana, seguiram profissionais de saúde, equipamentos de proteção individual (EPI), materiais, medicamentos, vacinas e testes para detectar o novo coronavírus. A iniciativa vai até o dia 24 de novembro e tem o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A Missão Kayapó conta com uma equipe de mais de 60 pessoas e tem o apoio da Funai. (Foto:Divulgação/Ministério da Defesa)

A ação, denominada "Missão Kayapó", conta com equipe de mais de 60 pessoas, sendo 26 profissionais entre médicos, veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de laboratório e de veterinária. A expectativa é beneficiar mais de seis mil indígenas das aldeias Turedjam, Kikretum, Kokraimoro, Moikarako, Aukre, Kubenkrãnkrehn e Gorotire.

De acordo com o coordenador administrativo da missão, Tenente-Coronel Klaus Raylen Tavares Rêgo, a missão, além de levar saúde a comunidades distantes, tem o objetivo de mitigar os impactos do novo coronavírus. "Nossa intenção nesta missão interministerial é atender o maior número de índios da etnia Kayapó no apoio à saúde e conscientização no enfrentamento à covid-19 nas aldeias", ressaltou.


Testes rápidos


Durante os três dias de ação, foram realizados cerca de 400 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Com apoio de intérpretes, os índios receberam orientações e medidas contra a proliferação do novo coronavírus. Também foram realizados testes para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.


Operação Covid-19


O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

A Missão Kayapó integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia. Mais de três toneladas de insumos foram encaminhadas à região por meio de aeronave da Força aérea Brasileira (FAB). A operação conta também com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Veja mais notícias sobre CidadaniaCidadesNotíciasParáSaúdeVídeos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/