Respira Xingu: organizações lançam campanha para combater 2ª onda de Covid-19 em Altamira

35 organizações da sociedade civil fazem parte da iniciativa que pede doações e promove ações de conscientização.

“Não podemos ficar sem respirar no coração da Amazônia”. Com esse apelo, 35 movimentos sociais e organizações da sociedade civil de Altamira (PA) organizaram uma campanha para enfrentar a segunda onda de Covid-19 no maior município do Brasil.

Hospital Regional Público da Transamazonica, referência para tratamento de Covid-19 em Altamira e outros nove municípios, atingiu taxa de ocupação de 75% dos leitos em 31 de janeiro, segundo as Secretarias Municipais de Saúde da Região do Xingu e Secretaria de Saúde Pública do Pará. Já são 332 mortes e 17,2 mil casos da Covid-19 confirmados na região, que também é referência para o atendimento de indígenas e ribeirinhos de 11 Terras Indígenas e sete Unidades de Conservação.

Em 2020 organizações da sociedade arrecadaram cestas básicas para famílias em Altamira – Foto: Lilo Clareto-ISA

 “Não ficaremos parados enquanto vemos o horror se instalar. Não podemos seguir o exemplo de outras cidades onde, infelizmente, a doença tem matado por falta de oxigênio na rede hospitalar”, diz o manifesto. Entre 4 de dezembro e 29 janeiro os casos aumentaram em 36% e no último domingo (31) foram registrados 18 casos e três óbitos.

Além de receber doações e promover ações de conscientização, a campanha “Respira Xingu” busca pressionar o poder público para implementar medidas efetivas de contenção do vírus.

Acesse o site e saiba como ajudar.

A região ainda enfrenta os impactos da hidrelétrica de Belo Monte, projeto marcado por um desastroso número de impactos socioambientais: “as feridas abertas na região desde o início da construção da usina de Belo Monte, com inúmeras violações aos direitos das populações locais e ao meio ambiente, ainda não cicatrizaram. Altamira passou a constar, desde então, entre os municípios mais violentos do país, cenário que se agrava com o avanço da Covid-19. A pandemia descontrolada não pode abrir mais uma chaga”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade