Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Pará encerra o ano como maior gerador de empregos formais entre os estados da região Norte e o 4º maior do país

Mesmo em um cenário adverso, devido a pandemia de covid-19, o Estado do Pará encerra o ano de 2020 com o título de maior gerador de empregos formais entre os estados da região Norte, e ainda em quarto lugar no ranking de gerador de empregos em todo o país. Segundo o Estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Pará gerou, só no mês de novembro, cerca de 6.215 postos de trabalhos formais, e no ano, entre janeiro e novembro, um total de 38.234 postos de trabalhos, grande parte nos setores de serviço, construção civil, comércio e indústria.
Foto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará

Os dados são do Dieese em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seaster), a partir de informações do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Segundo o Secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocencio Gasparim, os números positivos são resultado do esforço ao incentivar politicas públicas de empregabilidade, junto ao setor empresarial, em meio ao processo de retomada da economia. "Todos nós sabemos do choque que a pandemia da Covid-19 gerou sobre a economia brasileira, apesar deste cenário, o Pará se manteve com saldos positivos, principalmente em relação ao aumento de postos de trabalho formais. 

De janeiro a novembro de 2020, os 31 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em diversos municípios paraenses. possibilitou a colocação de 3210 trabalhadores no mercado formal em diversas ocupações. 

Airton Santos é mestre de obras e trabalha há 35 anos na construção civil. Ele está trabalhando há quatro meses em uma empresa da capital paraense e conseguiu a vaga através do cadastro feito em um dos postos do Sine. "Esse órgão ajuda e muito a quem quer trabalhar, principalmente com construção civil, como eu, porque organiza e indica as vagas que estão abertas, aí conhecemos muita gente e o nosso contato fica sempre disponível e atualizado", diz ele.

Veja mais notícias sobre CidadaniaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/