Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Amazonas terá conteúdo sobre liderança e cidadania na grade do ensino médio

A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) fechou um acordo de cooperação com a organização Politize! para levar conteúdo sobre liderança e cidadania aos alunos do ensino médio no estado. O escopo da parceria envolve apoio técnico para a elaboração e a implantação do itinerário formativo do qual fazem parte as disciplinas eletivas "Mídias e (des)informação", "Jornalismo, imprensa e democracia" e "Entre o direito e a justiça". O Politize! vai ainda atuar junto à formação dos professores e dos representantes de turma, além de realizar reuniões técnicas para discussões referentes às eletivas.
Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Da criação do design curricular à produção de todo o material pedagógico, o itinerário foi concebido pelo Politize! como parte do projeto Escola da Cidadania Ativa. A iniciativa tem como objetivo oferecer apoio às secretarias estaduais de Educação no desenvolvimento das novas grades curriculares – que devem agora contar com 40% de carga diversificada e direcionada às áreas de conhecimento e formação profissional – e formar jovens cidadãos conscientes e politicamente ativos. 

Para isso, o Politize! vem elaborando um conteúdo que traz abordagens voltadas ao desenvolvimento de competências e à realização de projetos práticos de intervenção cidadã.

"Queremos levar às escolas uma formação cidadã para jovens estudantes que serão protagonistas nas suas comunidades e poderão influenciar ativamente a construção de uma sociedade mais democrática, independente da carreira que queiram seguir. Também consideramos parte essencial do projeto a formação de professores, proporcionando segurança e conforto aos educadores na hora de trabalhar essas temáticas em sala de aula.", afirma Kamila Silva, do Politize!.

O projeto conta com apoio para realização do Instituto Mattos Filho, do Facebook e do National Endowment For Democracy e apoio técnico do Instituto Auschwitz, do Ensina Brasil, do ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), do Instituto Palavra Aberta e da Agência Lupa (Lupa Educação).

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoCidadaniaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Eliete Maria da Silva Coelho em Domingo, 25 Fevereiro 2024 21:43

Boa noite! Sou professora Eliete Coelho,paraense,ministro aula para o ensino médio, graduada em pedagogia e filosofia, ministro filosofia e sociologia, mestranda,meu projeto tema:Itinerários Amazonicos no Ensino Médio e a Teologia Ambiental do Papa Francisco a partir da laudato Si,tenho disciplinas de eletiva,per ursos,fiquei interessada na reportagem e projetos de vocês, parabéns! Gostaria de ser parceira ok.
Grata!

Boa noite! Sou professora Eliete Coelho,paraense,ministro aula para o ensino médio, graduada em pedagogia e filosofia, ministro filosofia e sociologia, mestranda,meu projeto tema:Itinerários Amazonicos no Ensino Médio e a Teologia Ambiental do Papa Francisco a partir da laudato Si,tenho disciplinas de eletiva,per ursos,fiquei interessada na reportagem e projetos de vocês, parabéns! Gostaria de ser parceira ok. Grata!
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/