Campanhas de vacinação contra poliomielite e Sarampo serão prorrogadas até 30 de novembro

A vacinação de Sarampo é indiscriminada para pessoas entre 20 a 49 anos contra sarampo.

As Campanhas de vacinação contra a poliomielite e sarampo  foram prorrogadas até o dia (30), de novembro , em todo o estado do Pará. Em nível nacional, a campanha, até o momento, alcançou 39,18% da meta de vacinação, o que corresponde a 4.419.000 crianças entre 1 e 4 anos. No Pará, o número é ainda menor, pois, até o momento, apenas 24,8% do público-alvo foi vacinado. A baixa procura pela vacina resultou na prorrogação da ação, que agora vai até o dia 21 de novembro – e não mais até esta sexta-feira, 30, como estava previsto.

“Pretendemos, com o apoio do Ministério da Saúde, estender a nossa campanha de vacinação contra poliomielite durante o mês de novembro. O período oficial da campanha seria até o dia 30 de outubro, mas no estado do Pará, considerando que estamos aquém da meta de crianças a serem vacinadas, foi necessário estender e alinhar com os municípios para que possamos intensificar as ações de vacinação”, explica Bruno Pinheiro, Diretor do departamento de epidemiologia da Sespa.

O município paraense com a maior cobertura vacinal é Santarém Novo, com 81,95% e o que apresenta menor índice é Breves, no arquipélago do Marajó, com apenas 4,4%. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo e para isso devem ser ampliadas as bancadas de vacinação e os horários de atendimento, já que muitas unidades de saúde não tem atendido em horário integral, o que dificulta a ida de pais e responsáveis que trabalham o dia inteiro.

Vale ressaltar que a vacina ainda é a melhor forma de prevenir cerca de 18 doenças, entre elas a poliomielite. Ainda assim, o medo de possíveis reações físicas, o movimento anti-vacina e a própria pandemia do novo coronavírus, tem afastado o público das salas de vacinação.

Poliomielite A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral transmitida por água e alimentos contaminados. Qual a doença não é letal acaba deixando danos neurais que comprometem a força muscular e afetam diretamente a locomoção do paciente.

Campanhas prorrogadas O Estado também vai prorrogar, até o dia 30 de novembro, a vacinação indiscriminada para pessoas entre 20 e 49 anos contra sarampo. A meta é vacinar 3.485.894 pessoas, mas até o momento foram vacinadas apenas 24% deste total, o que corresponde a 826.783 pessoas. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade