Caapiranga

Caapiranga é de origem Tupi e significa: caa = folha, piranga = vermelha, colorida ou ensanguentada, ou seja, caapiranga significa folha vermelha.

A história do município de Caapiranga se prende à de Manacapuru. Em 15 de fevereiro de 1786, foi fundada, com o nome de Manacapuru, uma aldeia no local onde havia uma comunidade de índios Muras.

Em 27 de setembro de 1894, com o seu desenvolvimento, Manacapuru foi desmembrado de Manaus e passou a constituir município autônomo. Em 1939, Manacapuru perdeu parte de seu território para Manaus, ficando sua estrutura administrativa composta por três distritos: Manacapuru (sede), Beruri e Caapiranga. Em 28 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional Doze, o Distrito de Caapiranga foi desmembrado de Manacapuru e, acrescido de território adjacente até então pertencente a Anori, passou a constituir o novo Município de Caapiranga, sendo instalado a 1 de janeiro de 1983, com a posse de prefeito e vereadores. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.
Publicidade

Leia também

Publicidade