Manaus 30º • Nublado
Domingo, 17 Outubro 2021

Anori

Letreiro-de-Anori-2
Foto: Reprodução/Internet

A história de Anori, distante 195 quilômetros de Manaus, remete-se em conjunto com a história do município de Codajás, quando foi criado através do decreto estadual número 1186, de 31 de dezembro de 1943 o distrito de Anori subordinado a administração de Codajás.

Treze anos mais tarde, foi elevado a categoria de município pela lei estadual nº 117, desmembrando-se de seu vizinho e formando o atual município. Seu nome vem da palavra indígena em Nheengatu, "Uanuri" ou "Wanury" regionalmente conhecida como "Ánory", que significa "Tracajá macho", uma espécie de quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas, facilmente encontrada na região.

Anori vem ganhando destaque pela produção de açaí. Anori é destino também já conhecido pela "Festa da Cidade" que acontece todos os anos e também pela celebração em torno da laranja.

O Carnaval e o Reveillon são atrativos que tornam a cidade bastante procurada por oferecer tranquilidade, nos festejos de comemoração da virada do ano e um carnaval com ambiente familiar, em meio a exuberante natureza do município com lagos e trilhas para caminhadas.

Como chegar

Via fluvial: partindo de Manaus em barco regional ou lancha-expresso.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/