Anori

Anori é destino também já conhecido pela “Festa da Cidade” que acontece todos os anos e também pela celebração em torno da laranja.

Foto: Reprodução/Internet

A história de Anori, distante 195 quilômetros de Manaus, remete-se em conjunto com a história do município de Codajás, quando foi criado através do decreto estadual número 1186, de 31 de dezembro de 1943 o distrito de Anori subordinado a administração de Codajás.

Treze anos mais tarde, foi elevado a categoria de município pela lei estadual nº 117, desmembrando-se de seu vizinho e formando o atual município. Seu nome vem da palavra indígena em Nheengatu, “Uanuri” ou “Wanury” regionalmente conhecida como “Ánory“, que significa “Tracajá macho”, uma espécie de quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas, facilmente encontrada na região.

Anori vem ganhando destaque pela produção de açaí. Anori é destino também já conhecido pela “Festa da Cidade” que acontece todos os anos e também pela celebração em torno da laranja.

O Carnaval e o Reveillon são atrativos que tornam a cidade bastante procurada por oferecer tranquilidade, nos festejos de comemoração da virada do ano e um carnaval com ambiente familiar, em meio a exuberante natureza do município com lagos e trilhas para caminhadas.

Como chegar

Via fluvial: partindo de Manaus em barco regional ou lancha-expresso.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Parque do Utinga bate recorde de visitantes em 2024 e projeta ações para a COP30 em Belém

Até o dia 13 de dezembro, mais de 470 mil pessoas passaram pela Unidade de Conservação (UC), superando em 40 mil o total registrado no mesmo período de 2023.
Publicidade

Leia também

Publicidade