Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

Brasil preside Rede Panamazônica de Proteção Socioambiental

Brasil preside Rede Panamazônica de Proteção Socioambiental
Representantes de cinco países do bioma amazônico, reunidos em Brasília, aprovaram, nesta quarta-feira (21), a criação da Rede Panamazônica de Proteçao Socioambental. O grupo, presidido pelo Brasil, deverá elaborar sua Carta de Princípios, e apresenta-lá na próxima reunião, ainda a ser confirmada, em 2017 no Equador.  O fortalecimento das políticas públicas de preservação ambiental de forma inclusiva, com a troca de experiências entre os países membros, é o principal objetivo da rede.
Representantes dos cinco países membros da rede. Foto: Divulgação/MMA
Além de Brasil e Equador, que exercem a presidência e a secretaria executiva itinerante, integram a rede a Colômbia, Bolívia e a Guiana, mas está aberto a todos os países do bioma. O primeiro Seminário Panamericano de Proteção Socioambiental, que aconteceu de 19 a 24 de setembro, é considerada a primeira reunião da rede.  O encontro, que conta com quatorze técnicos dos cinco países, terá seu encerramento com visita técnica à Reserva Extrativista do Médio Juruá, no município de Carauari,  a 600 quilômetros de Manaus.

A região foi escolhida por sediar vários projetos inclusivos de preservação da floresta com geração de renda para as populações ribeirinhas. O médio Juruá é atendido pelo Bolsa Verde, programa brasileiro que vem ganhando reconhecimento mundial como iniciativa de proteção ambiental inclusiva. O Departamento de Extrativismo, da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, responsável pela realização do evento, apresentou o programa brasileiro aos técnicos sul-americanos. Países como Colômbia e Equador também debateram projetos que vem sendo desenvolvidos em seus países.

O encontro é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  e da Conservação Internacional, organismo näo governamental que atua em vários países.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 07 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/