A seleção brasileira estreará na Copa do Mundo no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça. O sorteio dos grupos do Mundial, realizado em cerimônia na capital russa nesta tarde de sexta-feira, definiu que a equipe de Tite também enfrentará na primeira fase a Costa Rica, no dia 22, e a Sérvia, no dia 27.
Foto:Reprodução/iBahia
A definição do Brasil como cabeça de chave do Grupo E vai de encontro aos desejos da CBF. Durante o período que antecede o Mundial, a seleção brasileira fará a sua preparação em Sochi. Mas jamais jogará na cidade. Além da estreia em Rostov, a equipe atuará em São Petersburgo e Moscou.A partida que abrirá o Mundial dificilmente empolgará os fãs de futebol. Dona da casa, a Rússia encara a Arábia Saudita no dia 14 — é o encontro das duas piores colocadas no ranking da Fifa classificadas para o torneio.Já as maiores emoções devem se desenrolar no grupo F.
A atual campeã Alemanha terá pela frente o México e a Suécia, que prometem fazer jogo duro, além da Coreia do Sul. Não chega a ser um grupo da morte, mas é o que mais se assemelha de tal.Jogos do Brasil na primeira fase1ª RODADA: Brasil x Suíça — 17 de junho — Rostov
2ª RODADA: Brasil x Costa Rica — 22 de junho — São Petersburgo
3ª RODADA: Sérvia x Brasil — 27 de junho — Moscou
Confira os grupos
GRUPO A: Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai
GRUPO B: Portugal, Espanha, Marrocos e Irã
GRUPO C: França, Austrália, Peru e Dinamarca
GRUPO D: Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria
GRUPO E: Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia
GRUPO F: Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul
GRUPO G: Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra
GRUPO H: Polônia, Senegal, Colômbia e Japão
saiba mais
Peru se classifica para a Copa do Mundo após 36 anos
Governo busca alternativas de uso para Arena da Amazônia em Manaus
Saiba quanto custa e como planejar a viagem para ver o Brasil na Copa de 2018
Sobre o sorteio
As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo foram divididas em quatro potes, de acordo com suas posições no ranking da Fifa. A Rússia, dona de casa, juntou-se às sete equipes mais bem colocadas e era a única com posição definida: abrirá o Grupo A.
Depois de as bolinhas do pote 1 serem sorteadas, a cerimônia seguiu distribuindo as seleções dos potes 2, 3 e 4, respectivamente. Não era permitido que mais de uma seleção da mesma confederação caia no mesmo grupo. A única exceção era a Europa, que tem 14 representantes. Neste caso, até duas seleções do continente podiam ficar na mesma chave.
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.