Manaus 30º • Nublado
Segunda, 06 Dezembro 2021

Anac se pronuncia sobre acidente na Colômbia

Anac se pronuncia sobre acidente na Colômbia
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou um comunicado oficial sobre o acidente com o avião da delegação da Chapecoense na madrugada desta segunda-feira (29). As autoridades colombianas também se pronunciaram e divulgaram o nome dos seis sobreviventes.

Segundo a Anac, a empresa boliviana Lamia Corporation solicitou autorização de voo para transportar o time de futebol Chapecoence que participaria de um torneio com a Colômbia. O voo partiria do Brasil para a Colômbia, de acordo com a solicitação. O pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada.

Por causa da negativa, o time partiu de Guarulhos (SP) para a Bolívia em um voo comercial. Somente em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), eles pegaram o voo fretado da Lamia com destino a Medellín, na Colômbia. No documento que negava o pedido da empresa, a Anac informava ainda que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, “conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor”.

A Anac finaliza a nota se solidarizando com os familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta madrugada, nas proximidades de Medellín, na Colômbia. 
Fotos: Reprodução/ Policia Antioquia
A agência informou ainda que complementando a negativa do pedido, não informou ao solicitante do voo que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor. No final, a agência lamenta a perda dos brasileiros e se solidariza com os familiares das vítimas.

Oitenta e uma pessoas estavam a bordo e mais de 70 morreram, segundo as autoridades colombianas. A equipe do Chapecoense viajava para Medellín, onde disputaria a primeira final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira (30) à noite. O segundo jogo seria em Curitiba.

Resgatados com vida

A Aeronáutica Civil da Colômbia também lançou uma nota oficial onde informar o nome dos resgatados com vida. O comunicado informa que o Secretário de Segurança Aérea da Colômbia se encontra na zona do acidente para coordenar a retirada dos mortos. Veja os nomes divulgados na nota:

Tripulantes
Ximena Suárez, auxiliar de voo
Erwim Tumiri, técnico da aeronave

Jogadores
Alan Luciane Ruschel
Jackson Ragmar
Marcos Danilo

Jornalista
Rafael Hensei 

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/