Amazon Sat é a primeira emissora em canal aberto da América Latina a oferecer conteúdos com áudio 3D

Tecnologia proporciona ao telespectador imersão a partir da sensação de som vindo de todas as direções.

A tecnologia avança a todo instante e se torna essencial para dar agilidade, experiência e comunicar de uma forma cada vez mais imersiva. Com o HD, as imagens passaram a ter alta definição e em se falando de áudio, o sistema Dolby Atmos, aquele já conhecido no cinema que dá a sensação de estarmos dentro dos filmes, ouvindo som de todos os lados, acaba de chegar à televisão brasileira, e na América Latina, o Grupo Rede Amazônica (GRAM) sai na frente e lança o sistema em TV Aberta pelo canal Amazon Sat.

Sistema pós-produção Dolby Atmos. (Foto:William Costa/Portal Amazônia)

A tecnologia da Dolby Atmos aprimora o áudio a uma experiência em terceira dimensão (3D), onde ela executa cada som da direção de onde ele deveria vir, deixando o ambiente com um som mais envolvente.

“O GRAM está saindo na frente de todas as emissoras de TV aberta da América Latina, colocando no ar, pela primeira vez, o áudio imersivo da Dolby, que te traz a sensção do áudio vindo de todas as direções”, conta o engenheiro de soluções Giovanni Asselta.

Dolby Atmos. (Foto:Divulgação)

Para o técnico audiovisual do GRAM Luciano Rocha, a imersão proporcionará ao telespectador ouvir um som muito mais próximo da realidade.

“A forma de captar o áudio exige um outro tipo de equipamento e de microfone, já apto para captar o som que a gente chama de 360. Todo o áudio dos nossos programas vão ter uma pós-produção em Dolby Atmos, e onde vai ser realizada a parte de ambientação, que será muito mais próxima da realidade”, disse.

A novidade será testada na grade programação do Amazon Sat e da Rede Amazônica Manaus.

“Nossos programas estão na Amazônia e tem elementos dela. Nós queremos que nosso espectador viaja com as imagens e experimente aquilo de maneira diferente. Após a evolução da imagem da TV, agora é o audio, e ele é o diferencial. Fazer uma boa produção com boa imagem e boa captação de áudio e onde as pessoas poderão assistir, nesse primeiro momento, no programa Partiu da Rede Amazônica, e nos teasers no Amazon Sat”, disse Eduardo Lopes, diretor de tecnologia do GRAM.

Equipe de engenharia do GRAM e da Dolby Atmos. (Foto:William Costa/Portal Amazônia)

No Amazon Sat, o áudio 3D poderá ser experimentado, nesse primeiro momento, em teasers ao longo da programação do canal. Na Rede Amazônica Manaus, a partir deste sábado (12), no programa Partiu. Para ouvir, é necessário um equipamento de som que disponibilize o áudio em 5.1, geralmente home theaters ou sound bar e algumas televisões mais modernas já trazem o sistema de som embutido.

“Esse momento é histórico. Hoje (11), ao meio dia, levamos ao ar, pela primeira vez, em uma emissora de TV na América Latina o áudio em 3D. Vamos poder conferir esse conteúdo ao longo da programação do Amazon Sat, com alguns vídeos curtos nos intervalos que estarão identificados com a logo da Dolby Atmos e em breve teremos programas na grade do canal com toda essa tecnologia imersiva”, disse o gerente de programação e conteúdos especiais do Amazon Sat Anderson Mendes.

Confira o teaser com áudio em 3D que está passando na programação:

Amazon Sat

O Canal que é a cara e voz da Amazônia e do amazônida, pode ser assistido por mais de 50 cidades na região, por TV Aberta e a cabo.

Em Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1. Em Belém e Ananindeua (PA) pela Roma Cabo, canal 24.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Fenômeno genético?’: Galinha com características de duas espécies nasce em sítio de Rondônia

Animal apelidado de "galinhola" nasceu na zona rural de Jaru. Especialista explica que ave foi gerada por cruzamento de aves da mesma raça.

Leia também

Publicidade