Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Amazon Sat é a primeira emissora em canal aberto da América Latina a oferecer conteúdos com áudio 3D

A tecnologia avança a todo instante e se torna essencial para dar agilidade, experiência e comunicar de uma forma cada vez mais imersiva. Com o HD, as imagens passaram a ter alta definição e em se falando de áudio, o sistema Dolby Atmos, aquele já conhecido no cinema que dá a sensação de estarmos dentro dos filmes, ouvindo som de todos os lados, acaba de chegar à televisão brasileira, e na América Latina, o Grupo Rede Amazônica (GRAM) sai na frente e lança o sistema em TV Aberta pelo canal Amazon Sat.

Sistema pós-produção Dolby Atmos. (Foto:William Costa/Portal Amazônia)

A tecnologia da Dolby Atmos aprimora o áudio a uma experiência em terceira dimensão (3D), onde ela executa cada som da direção de onde ele deveria vir, deixando o ambiente com um som mais envolvente.

"O GRAM está saindo na frente de todas as emissoras de TV aberta da América Latina, colocando no ar, pela primeira vez, o áudio imersivo da Dolby, que te traz a sensção do áudio vindo de todas as direções", conta o engenheiro de soluções Giovanni Asselta.

Dolby Atmos. (Foto:Divulgação)

Para o técnico audiovisual do GRAM Luciano Rocha, a imersão proporcionará ao telespectador ouvir um som muito mais próximo da realidade.


"A forma de captar o áudio exige um outro tipo de equipamento e de microfone, já apto para captar o som que a gente chama de 360. Todo o áudio dos nossos programas vão ter uma pós-produção em Dolby Atmos, e onde vai ser realizada a parte de ambientação, que será muito mais próxima da realidade", disse.


A novidade será testada na grade programação do Amazon Sat e da Rede Amazônica Manaus.

"Nossos programas estão na Amazônia e tem elementos dela. Nós queremos que nosso espectador viaja com as imagens e experimente aquilo de maneira diferente. Após a evolução da imagem da TV, agora é o audio, e ele é o diferencial. Fazer uma boa produção com boa imagem e boa captação de áudio e onde as pessoas poderão assistir, nesse primeiro momento, no programa Partiu da Rede Amazônica, e nos teasers no Amazon Sat", disse Eduardo Lopes, diretor de tecnologia do GRAM.

Equipe de engenharia do GRAM e da Dolby Atmos. (Foto:William Costa/Portal Amazônia)

No Amazon Sat, o áudio 3D poderá ser experimentado, nesse primeiro momento, em teasers ao longo da programação do canal. Na Rede Amazônica Manaus, a partir deste sábado (12), no programa Partiu. Para ouvir, é necessário um equipamento de som que disponibilize o áudio em 5.1, geralmente home theaters ou sound bar e algumas televisões mais modernas já trazem o sistema de som embutido.

"Esse momento é histórico. Hoje (11), ao meio dia, levamos ao ar, pela primeira vez, em uma emissora de TV na América Latina o áudio em 3D. Vamos poder conferir esse conteúdo ao longo da programação do Amazon Sat, com alguns vídeos curtos nos intervalos que estarão identificados com a logo da Dolby Atmos e em breve teremos programas na grade do canal com toda essa tecnologia imersiva", disse o gerente de programação e conteúdos especiais do Amazon Sat Anderson Mendes.

Confira o teaser com áudio em 3D que está passando na programação:

Amazon Sat

O Canal que é a cara e voz da Amazônia e do amazônida, pode ser assistido por mais de 50 cidades na região, por TV Aberta e a cabo.


Em Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1. Em Belém e Ananindeua (PA) pela Roma Cabo, canal 24.

Veja mais notícias sobre NotíciasCidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/