Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 31 Outubro 2020

Agentes da Força Nacional chegam ao Pará no dia 25 deste mês

Agentes da Força Nacional chegam ao Pará no dia 25 deste mês
A portaria do Ministério de Estado da Justiça e Segurança Pública que determina a vinda da Força Nacional ao Pará já está pronta e com publicação prevista no Diário Oficial da União para o próximo dia 23. Nesta data, 200 agentes e 40 viaturas da Força Nacional serão deslocados ao Pará, com previsão de chegada em 25 de março.

A confirmação ao governador do Pará, Helder Barbalho, foi feita nesta quinta-feira (7), pelo general Guilherme Theophilo, secretário nacional de segurança pública, que veio ao Pará apresentar também, ao governador, as diretrizes do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.

Inicialmente, os agentes da Força Nacional atuarão na implantação dos primeiros sete territórios de pacificação na Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo cinco em Belém, um em Ananindeua e um em Marituba, nas áreas que apresentam os maiores índices de criminalidade.

“Nessas áreas atuaremos em duas frentes. A primeira com a força policial, e a segunda com as ações de presença do Estado nesses locais, porque entendemos que a segurança pública está muito mais em atuar na atenção às pessoas em áreas fundamentais para a prevenção à criminalidade, como são por exemplo a educação e a proteção social. Temos a clareza de que somente com a força policial não é possível fazer segurança pública”, ressaltou o governador.

Atuação

De acordo com o plano de trabalho, nas áreas já determinadas pelo Governo do Pará por meio dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, o emprego da Força Nacional ocorrerá por 90 dias, que poderão ser prorrogados se houver necessidade. A atuação se dará tanto nas ações de policiamento ostensivo, quanto em áreas como a polícia judiciária e a perícia forense.

O pedido dos agentes da Força Nacional foi feito por meio do ofício 001/2019, no dia 2 de janeiro, como primeiro ato do governador Helder Barbalho após tomar posse.
 

Veja mais notícias sobre Atualidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 01 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/