José Sarney, 94 anos

Para além de suas realizações públicas, José Sarney é conhecido por sua simplicidade e amabilidade.

Foto: Olímpio Guarany/Acervo pessoal

Hoje celebramos o aniversário do ilustre presidente José Sarney, um ícone da política brasileira. Um personagem da história recente do Brasil que construiu uma trajetória marcada por vitórias e realizações notáveis.

Ao longo de 56 anos dedicados à vida política, o presidente Sarney nunca perdeu uma eleição. Serviu como deputado federal, senador da República, governador e foi presidente do Brasil, além de ocupar, por quatro períodos, o cargo de presidente do Congresso Nacional. Sua carreira política é um testemunho vivo de sua dedicação e comprometimento com o país.

Além de sua notável carreira política, o presidente Sarney também é reconhecido como escritor, sendo membro da Academia Brasileira de Letras. Desenvolveu uma extensa carreira literária como autor de contos, crônicas, ensaios e romances, tendo muitas de suas obras traduzidas para diversos idiomas em mais em mais de quarenta países.

Para além de suas realizações públicas, José Sarney é conhecido por sua simplicidade e amabilidade. Aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele ao longo dos anos, como eu que sou amigo e colaborador, testemunham suas qualidades excepcionais.

Neste dia especial, presto minha sincera homenagem ao querido amigo presidente Sarney, um homem que dedicou sua vida ao serviço do país e que continua a ser uma fonte de inspiração para muitos. Que seu legado perdure e seja um farol no caminho das futuras gerações. 

Feliz aniversário, Sarney!

Sobre o autor

Olimpio Guarany é jornalista, documentarista e professor universitário. Navegou o rio Amazonas desde a sua foz, alguns afluentes, subiu o rio Napo (Peru e Euqador) e chegou ao sopé da cordilheira dos Andes depois a Quito/Equador (2020-2022), refazendo os caminhos de Pedro Teixeira, o conquistador da Amazônia (1637-1638), numa jornada histórica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Manaus receberá Painel do “Amazônia que Eu Quero” no Auditório do SEBRAE/AM

Nesta quarta-feira (12), o painel do programa "Amazônia que Eu Quero" que tem como tema a "Bioeconomia: soluções inovadoras...

Leia também

Publicidade