Em nota, o Governo do Pará lamentou a morte do músico Joaquim de Lima Vieira, mais conhecido como ‘Mestre Vieira’, aos 83 anos, ocorrida na manhã desta sexta-feira, (2), na Vila dos Cabanos, em Barcarena, sua cidade de origem. Diagnosticado com um câncer de próstata em 2016, Mestre Vieira vinha lutando contra a doença que, em novembro do ano passado, se agravou por conta de uma anemia aguda.
Vítima de complicações decorrentes do câncer, “Mestre Vieira” foi diagnosticado com a doença em 2016. Em novembro do ano passado, o quadro clínico se agravou por conta de uma anemia aguda que o levou a ser internado. Após alta médica, passou a receber cuidados em casa, mas, na manhã da última quinta-feira (1º) voltou a ser internado às pressas, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Vila dos Cabanos, onde veio a falecer, aos 83 anos.
Vieira é considerado o criador da Guitarrada, gênero autenticamente paraense reconhecido em todo o mundo. Com 60 anos de carreira, o músico deixa uma discografia composta por 18 títulos gravados e um DVD – “Mestre Vieira, 50 Anos de Guitarrada”, gravado no Theatro da Paz em 2012, que reuniu alguns de seus discípulos como Pio Lobato, Felix Robatto e André Macleuri. Ao lado de Mestre Curica e Aldo Sena, participou do projeto Mestres da Guitarrada.
Pelo conjunto da obra e por sua contribuição à cultura brasileira, recebeu do Ministério da Cultura, em 2008, a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural Mestre Vieira. As últimas apresentações foram no segundo semestre do ano passado, quando o músico chegou a fazer shows em sua cidade natal, Barcarena, além de participar e ser homenageado no seu 83º aniversário.
Em setembro de 2017, o Governo do Pará produziu um vídeo de divulgação do Estado com o slogan “Vem Conhecer o Pará”, que teve Mestre Vieira como personalidade escolhida para representar a música paraense.
Solidário ao pesar dos amigos e familiares, o Governo do Pará reitera o reconhecimento pelo talento, importância e contribuição inequívocos deste legítimo fomentador e defensor da cultura paraense. O velório será no salão paroquial da Igreja Matriz de Barcarena e o enterro no sábado, 3 de fevereiro.
A Cultura Rede de Comunicação também lamenta a perda do músico, que esteve presente em vários projetos da emissora, como o ‘Terruá Pará’ e o ‘Mestres da Guitarrada’, que lhe rendeu um show na TV Cultura transformado em CD. A Cultura vai homenageá-lo por meio de matérias especiais no Jornal Cultura desta sexta-feira (2), às 18h30, na TV, e ainda no sábado (3), a partir das 7h, no Jornal da Manhã, da Rádio Cultura. Mestre Vieira também será lembrado no Cultura Especial, que vai ao ar logo após o programa Feira do Som, da Rádio Cultura, na tarde desta sexta.