“Muita água, xixica”: conheça espécie de marsupial que viralizou por conta de áudio

O termo 'xixica' serve para se referir a uma espécie de marsupial, mais precisamente a mucura - ou gambá -, que é comumente encontrada em ambientes urbanos próximos à floresta na região amazônica.

Foto: Reprodução/Museu da Amazônia

Nas últimas semanas, um áudio de um homem falando “muita água, xixica” para se referir à chuva intensa, viralizou nas redes sociais e tem sido utilizado em diversos memes na internet. Mas você sabia que o termo ‘xixica’ serve para se referir a uma espécie de marsupial? Mais precisamente a mucura – ou gambá -, que é comumente encontrada em ambientes urbanos próximos à floresta na região amazônica.

A mucura xixica ou mucura chichica é o nome popular para Marmosops sp., pertence à família didelfídeos (Didelphidae) e pode ser encontrada em grande parte da Amazônia Internacional – Brasil, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa – e, na América Central, no país Trindade e Tobago.

Essa espécie é caracterizada pela pelagem marrom acinzentada, parte inferior laranja e cauda parcialmente nua. Por andar em ambientes urbanos e em decorrência de sua aparência, o animal é frequentemente confundido com roedores, como ratos, mas vale ressaltar que é um mamífero. Além disso, é notívago, ou seja, ativo principalmente no período noturno.

Outra característica da xixica é seu hábito solitário, por isso dificilmente interage com outros de sua espécie se não for a interação entre mães e filhotes e em pares de acasalamento.

A xixica constrói ninho nas cavidades das árvores e sua gestação dura cerca de 25 dias. O desmame ocorre um mês depois e os filhotes saem da bolsa (extensão da barriga da mãe, onde ficam após o nascimento, como ocorre com os cangurus) depois de três meses de nascimento.

Origem do meme

Após a repercussão do termo e do áudio nas redes sociais, o belenense Ronaldo Mesquita postou vídeo mostrando que seu pai, Adinamar, foi o responsável por ter mandado o áudio que viralizou:

André Reis, do canal TANANET, no Youtube, fez uma breve entrevista com Adinamar, que explicou o motivo do áudio: era para avisar o irmão, cujo apelido é ‘xixica’. “O meu irmão, quando era criança, comia muito tucumã e meu tio chamou ele de xixica, que é uma mucura bem pequenininha, que come tucumã”, revela. Confira:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Trajetória de Marcus Lacerda, especialista em malária na Amazônia, é destaque em publicação médica internacional

Artigo aborda sua trajetória como pesquisador em saúde pública na Amazônia e a relevância do seu trabalho como cientista no enfrentamento a doenças infecciosas.

Leia também

Publicidade