Do resgate ao acolhimento: a vida tranquila de uma anta no Bosque dos Papagaios

Moradora desde 2023, quando foi resgatada, a anta não tem condições de ser reintegrada à natureza.

Anta no Bosque dos Papagaios. Foto: Andrezza Mariot/SEMUC/PMBV

No Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, bairro Paraviana, em Boa Vista (RR), em meio às árvores e os pássaros coloridos, vive uma anta dócil e tranquila. Apesar da agitação das aves, que não param de tagarelar, o animal segue calmo, mastigando folhas, frutas, verduras e legumes que fazem parte da alimentação diária.

Leia também: Bosque dos Papagaios abriga centenas de espécies de árvores da região amazônica

Moradora desde 2023, quando foi resgatada, a anta tem pelagem escura, focinho alongado e flexível, semelhante a uma pequena tromba. De acordo com o diretor do Parque Ecológico, Luciano Ibiapina, por se tratar de um animal extremamente dócil, ela não tem condições de ser reintegrada à natureza.

“Essa anta era criada em cativeiro no município de Cantá e foi resgatada pelo Cetas [Centro de Triagem de Animais Silvestres]. Como se trata de um animal selvagem, os visitantes precisam respeitar o espaço dela, não podem tocá-la, nem alimentá-la. Aqui no bosque, ela tem uma vida tranquila”, disse.

Leia também: Jardineira das florestas: Saiba a importância da anta, o maior mamífero terrestre da América do Sul

Anta no Bosque dos Papagaios. Foto: Andrezza Mariot/SEMUC/PMBV

Animal chama atenção de visitantes

Com 5 anos, apesar de ter porte robusto e patas fortes, a anta é um animal geralmente tímido e de hábitos noturnos. Jhonata Kauan, de 17 anos, tem ido ao Bosque dos Papagaios com frequência para fazer a trilha e admirar os animais que vivem no local, sem contar que garante muitas fotos dos moradores do parque.

Leia também: 8 curiosidades sobre Boa Vista que você precisa conhecer 

“Esta é a terceira vez que eu venho ao bosque. Gosto de observar os animais mais de perto. É bom saber que tem lugares como esse que aceitam animais e ajudam o meio ambiente. Dentre todos os bichos daqui, a anta me chama atenção, pois tem grande porte, sem contar que é bem bonitinha”, contou.

Anta no Bosque dos Papagaios. Foto: Andrezza Mariot/SEMUC/PMBV

Funcionamento do Bosque dos Papagaios

Com exceção das segundas-feiras, feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento do bosque é das 8h às 18h. Aos fins de semana, é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Vale ressaltar que no local não é permitido a entrada de animais domésticos e consumo de alimentos e bebidas alcoólicas nas trilhas, dentre outros.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Seca nas reservas de água doce do Brasil ameaça cultura e identidade de crianças de comunidades tradicionais  

Pesquisa revela a importância do convívio com os rios para a formação das primeiras infâncias em Abaetetuba, no Pará.

Leia também

Publicidade