Troncos retirados do Rio Amazonas se transformam em adubo orgânico

Rico em potássio, magnésio, cálcio, esse adubo tem nutrientes necessários para dar melhor qualidade de vida às plantas.

Sedimentos e troncos de árvores recolhidos na orla de Macapá, no Rio Amazonas, passaram a ter uma nova destinação na capital. Após decomposição e limpeza, esse material se transforma em adubo orgânico para plantas.

O produto é utilizado no Horto Municipal de Macapá, que é responsável pelo paisagismo da capital, cultivando plantas e árvores. A iniciativa é uma saída sustentável e para economizar, já que o órgão deixou de comprar adubo químico e passou a fabricar o próprio adubo.

Mudas de andiroba no Horto de Macapá — Foto: Victor Vidigal/G1

Rico em potássio, magnésio, cálcio, esse adubo tem nutrientes necessários para dar melhor qualidade de vida às plantas.

O usuário que tiver interesse pode ter acesso ao que é produzido no local através da troca; você doa uma muda e recebe outra que escolher. Entre as espécies cultivadas estão os ipês, “vermelhinhas”, jambeiros, mangueiras, mini alamandas, andirobas, moringas, alvineiras, ixoras, durantas, ruélias, manjericões.

O Horto Municipal fica na Rua do Horto, número 286, no bairro Jardim Felicidade, Zona Norte de Macapá. Ele é aberto a população de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h às 14h. 

Por Wedson Castro e Albenir Sousa, Amapá Rural — Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade