Nesta época do ano, período de férias escolares e veraneio, o aumento do fluxo de pessoas nas praias do município de Belém (PA) exige mais atenção à qualidade da água nessas localidades. Os testes de balneabilidade realizados por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Evandro Chagas, concluíram que a praia de São Franscisco, em Mosqueiro; Praia do Amor e Belo Paraíso, em Outeiro; e praia do Cruzeiro, em Icoaraci, estão impróprias para banho.
Segundo o diretor-geral da Semma, Leonardo Farias, a parceria com o Instituto Evandro Chagas agrega confiabilidade e segurança aos testes de balneabilidade executados pela Secretaria, e ainda permite a possibilidade de fazer análise continuada nas praias para verificar os níveis de poluição existentes ou não nesses locais.
Campanha e alerta nas praias
Além de viabilizar os testes de balneabilidade, durante o mês de julho a Semma vai estar nas praias desenvolvendo campanha de educação ambiental para prevenir os banhistas nos casos de praias impróprias para banho, além de orientar que as pessoas recolham o lixo produzido e contribuam para a limpeza e preservação dos balneários.
“Este ano optamos em potencializar as campanhas de educação ambiental com barraqueiros e banhistas. As placas de alerta de praia imprópria para banho são retiradas por vândalos minutos depois de colocadas, então nossas equipes estarão orientando as pessoas quanto às praias impróprias e a necessidade de manter as praias limpas”, explica Leonardo Farias.
Análise e controle de qualidade
Na ilha de Cotijuba os testes de balneabilidade foram aplicados nas praias do Vai Quem Quer, do Amor, Funda, Farol e Praia da Saudade e todas estão aptas para banho. Já em Mosqueiro os testes foram feitos nas praias do Areião, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Praia do Marahú e São Francisco. Todas estão aptas, com exceção da praia de São Francisco, que apresentou inconsistência nos testes e por esse motivo não está recomendada para banhos.
Na ilha do Outeiro as praias verificadas foram as da Brasília, Belo Paraíso, Praia do Amor e Praia Grande. Somente as Praias da Brasília e Grande estão aptas para banho. A praia do Cruzeiro em Icoaraci encontra-se imprópria para banho.
Além dos testes habituais para detectar principalmente a presença de coliformes fecais na água, este ano também foi verificado se há poluição causada por metais pesados como microplásticos pesticidas, óleos e combustíveis. Esses poluentes podem causar diversos problemas de saúde, como doenças gastrointestinais, respiratórias e de pele, além de prejudicar a fauna e a flora aquáticas.
*Com informações da Agência Belém