Foto: Reprodução/Zooparque Itatiba
Um tamanduaí — o menor tamanduá do mundo — foi avistado enquanto “passeava” tranquilamente pela estrada que liga os distritos de Extrema e Nova Califórnia, em Porto Velho. O pequeno animal é conhecido por ser solitário, noturno e bastante raro.
Leia também: Conheça os tamanduaís, os menores tamanduás do mundo

O encontro inusitado foi registrado pelo engenheiro agrônomo Fernando Gehrke. Segundo ele, já está acostumado a cruzar com animais silvestres na região, mas dessa vez o momento foi ainda mais especial.
“Fantástico ver um animal deste, já que é tão raro. Já tive encontros assim com diversos animais, como onças, jacarés, dentre outros, mas esse encontro foi único, é como achar um diamante. Fico feliz em saber que tem uma população na região, mantendo nossa biodiversidade rica e saudável”, contou.
Ao Grupo Rede Amazônica, o biólogo Flávio Terassini explicou que o tamanduaí é, de fato, uma joia rara da fauna amazônica. Além do tamanho reduzido, podendo medir de 20 a 40 centímetros, a espécie é difícil de ser observada, já que vive no alto das árvores e raramente desce ao solo.
“Eu, em 25 anos de Amazônia, eu só encontrei duas vezes esse pequeno tamanduá na floresta. Raramente ele desce no solo, assim como todos os tamanduás, nesse elemento de insetos, com a sua língua, principalmente cupins e também formigas”, detalhou o biólogo.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O tamanduaí chama atenção por suas características: olhos pequenos e negros, focinho mais curto do que os de outros tamanduás e garras curvas que funcionam como verdadeiras ferramentas, usadas tanto para abrir formigueiros quanto para se defender e se locomover.
“Vive na copa das árvores, tem hábito noturno e é um mamífero muito bonito”, completou Terassini.
*Por Amanda Oliveira, da Rede Amazônica RO